U.Porto foi a segunda melhor entre 20 equipas de instituições de ensino superior de todo o país.

A U.Porto sagrou-se no passado domingo, dia 4 de dezembro, vice-campeã nacional universitária de Natação Piscina Curta. Disputado em Algés, o Campeonato Nacional Universitário da modalidade contou com a participação de 24 estudantes da U.Porto, que, para além de vários recordes, trouxeram para casa quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

O destaque vai para Vânia Neves, Sérgio Baptista e Márcia Saraiva. A estudante e atleta olímpica Vânia Neves estabeleceu o novo recorde nacional universitário dos 200m estilos e conquistou ainda a medalha de ouro nos 400m livres. O recorde nacional universitário dos 50m bruços foi batido pelo estudante da U.Porto Sérgio Batista, que também conquistou a medalha de bronze nos 100m bruços. Márcia Saraiva alcançou a medalha de prata nos 100m Mariposa.

A U.Porto venceu também a medalha de ouro nos 4x50m livres feminino, e duas medalhas de prata nos 4x50m estilos masculino e feminino.

Na classificação global deste CNU, a U. Porto alcançou o 2.º lugar om 123 pontos, atrás da Associação Académica de Coimbra (144,5 pontos), e à frente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (114 pontos).

A Universidade do Porto tem pela frente vários dias de competição nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). A 9 de dezembro, a U.Porto disputa o CNU de Karting em Matosinhos. No mesmo dia, A equipa de Escalada viaja até Braga para disputar o CNU de Escalada Velocidade e Dificuldade.

A cidade dos arcebispos será também o palco dos CNU’s de Orientação, Escalada Boulder, KickBoxing Light, agendado para o dia 11. Um dia depois, a cidade de Guimarães recebe o CNU de Basquetebol 3×3. A “maratona” do desporto universitário encerra  de 13 a 16 de dezembro, em Aveiro, Aveiro, palco escolhido para acolher os CNU’s de Ténis de Mesa, Bilhas, Badminton e Xadrez.