(foto: D.R.)

Estiveram envolvidos no projeto 128 estudantes da U.Porto (foto: D.R.)

“Aplicações informáticas e soluções reais para empresas”, assim se podem definir os 20 projetos desenvolvidos durante um semestre, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP). A sessão de apresentação dos projetos vai realizar-se no dia 18 de junho, a partir das 14h00, no auditório da FEUP.

Durante um semestre, estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), do Mestrado em Multimédia (MM) da U.Porto e do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP, juntaram-se em equipas e criaram um total de cinco empresas. Dottech, Ignite, Glitch, Magnet, Smartdice foram as empresas criadas,  e cada uma desenvolveu quatro projetos reais. Estes estudantes organizaram-se em empresas e equipas de projetos e, em colaboração com empresas e organizações externas à esfera universitária, criaram soluções tecnológicas inovadoras com elevada capacidade de implantação nas organizações externas.

E de que tipo de projetos estamos a falar, em concreto? O que podemos esperar na sessão de apresentação final agendada para dia 18? Uma aplicação para dispositivos móveis e computadores pessoais que permite a localização e notificação dos colaboradores no seu ambiente de trabalho; uma plataforma informática que permite a submissão, armazenamento e visualização de trabalhos feitos por estudantes ou até uma plataforma de gestão de uma organização de voluntariado, com acesso a perfis de todos os voluntários são alguns exemplos.

Podemos ainda encontrar soluções como uma plataforma que permite visitas online a 360 graus, um sistema de vendas inteligente que auxilia o processo de venda numa loja, propondo perguntas eficazes que os vendedores devem fazer aos seus clientes, um jogo móvel com fins de obtenção de financiamento para um projeto de solidariedade social ou até uma aplicação para dispositivos móveis que visa tornar a deslocação em hospitais em algo fácil, simples e acessível a todos, incluindo com mobilidade reduzida, através de indicações em tempo real. Destaque ainda para uma aplicação que  permite deixar mensagens em qualquer parte do mundo e para uma aplicação web onde os seus utilizadores podem criar ligas imaginárias de futebol.

Motivados para criarem algo novo, os estudantes descobriram que o espírito colaborativo, empreendedor, criativo e de compromisso são alguns dos principais fatores para o sucesso de uma empresa. A parceria dos estudantes da U.Porto permitiu aliar a capacidade de desenvolver soluções tecnológicas com a capacidade de criar identidades. A edição de 2016 de LGP juntou, ao todo, 128 estudantes do MIEIC, 42 do MM e 10 estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação da FBAUP.

Adclick Portugal, Altran Portugal, Associação O Joãozinho, BIT | SONAE, Bitmaker Software, Comissão de Voluntariado da UP, Critical Manufacturing, Deloitte Digital, Fundação Casa da Música, Glintt, Increasetime, INOVA+, iTGROW, ITSector, Microsoft Portugal, Strongstep, Tlantic, Universidade do Porto, WeTek, Zoo de Lourosa são os parceiros da FEUP na edição deste ano.

Raul Vidal, diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e coordenador de LGP, destaca a importância desta iniciativa, que já conta com 19 edições em 18 anos de existência: “LGP é um Laboratório Vivo onde se desenvolvem competências empresariais e se promove um espírito empreendedor. É um berço de novas ideias, projetos e aplicações que se constitui como uma verdadeira ponte entre a Indústria e a Academia. É uma oportunidade singular para os estudantes desenvolverem competências nas áreas da gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com clientes, marketing e comunicação, e muitas outras valências que fazem dos estudantes de LGP futuros profissionais que se evidenciam no mercado de trabalho pelo seu elevado nível de preparação e postura confiante. O sucesso de LGP mede-se pelo seu impacto na vida profissional dos estudantes”.

Para mais informações sobre o Laboratório de Gestão de Projetos e o programa do evento, pode consultar o site criado para o projeto em http://lgp.fe.up.pt/wordpress.