Estudantes da Universidade do Porto nas Seleções Nacionais Universitárias de Andebol.

A U.Porto esteve representada por 11 estudantes nas seleções masculina e feminina que Portugal levou ao Mundial Universitário. (Foto: CDUP)

Com cinco estudantes da Universidade do Porto no seu elenco, a seleção portuguesa de andebol universitário masculino conquistou, este domingo, o seu primeiro título mundial da modalidade, ao derrotar o Brasil na final do Campeonato do Mundo Universitário de Andebol 2014, realizada no Multiusos de Guimarães.

Depois de um percurso totalmente vitorioso na fase de grupos e na fase a eliminar, a formação comandada por Gabriel Oliveira dominou o jogo decisivo e, ao intervalo, já vencia por 14-12. Na segunda parte, Portugal continuou a controlar e fechou uma vitória histórica com seis golos de vantagem, por 29-23. O pódio ficou completo pela seleção da Espanha, que venceu a Rússia (no desempate por grandes penalidades, depois de empate a 26 no final do tempo regulamentar) no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

Depois de duas finais perdidas na maior competição mundial do andebol universitário, em 2000 e 2012, Portugal chegou finalmente ao ouro a jogar em casa. Um sucesso que contou com os contributos decisivos de Tomás Albuquerque (Faculdade de Ciências, FCUP), Manuel Borges (Faculdade de Engenharia, FEUP) e de Ricardo Pesqueira,  Belmiro Alves e Pedro Seabra (Faculdade de Medicina, FMUP ), que assumiu também a braçadeira de capitão de equipa e foi eleito o Melhor Jogador do Campeonato.

Seleção feminina estreia-se com 10º lugar

O Mundial de Guimarães assinalou também a primeira participação na competição da seleção feminina de Portugal. Fortalecida com seis estudantes da U.Porto, a equipa nacional estreou-se da melhor maneira com uma vitória frente México por 24-17 no jogo inaugural da fase de grupos.  As derrotas com o Japão (22-32) e com a Rússia (28-30) remeteram, contudo, Portugal para a luta pelo 9º lugar, que até começou com uma vitória concludente (32-15) frente ao Uruguai. Nova derrota contra a Polónia (21-17) acabaria por ditar o décimo lugar português numa prova ganha pelo Brasil, após derrotar a Rússia por 24-17. A Coreia do Sul fechou o pódio ao derrotar a Roménia no jogo de atribuição da medalha de bronze.

Na competição feminina, são seis as estudantes da U.Porto que vão vestir as cores nacionais na primeira participação de Portugal na competição. Ana Paula Costa e Catarina Sampaio (Faculdade de Economia, FEP), Andreia Costa e Sofia Mota (Faculdade de Engenharia, FEUP), Ana Filipa Gante (Faculdade de Medicina Dentária, FMDUP) e Bebiana Sabino (Faculdade de Desporto, FADEUP).

Mais informações aqui.