Os estudantes da U.Porto destacaram-se entre mais de 10 mil alunos provenientes de 600 das melhores universidades e escolas de negócios do mundo. (Foto: DR)

Uma equipa da Universidade do Porto conquistou recentemente dois galardões na final da Global Student Challengeuma das maiores competições do mundo nas áreas de Gestão e Finanças de Supply Chain (Cadeia de Abastecimento).

O grupo de quatro estudantes alcançou o 2.º lugar na categoria de Supply Chain Finance da competição e o 7.º lugar na classificação geral, destacando-se entre mais de 10 mil alunos provenientes de 600 das melhores universidades e escolas de negócios do mundo.

Luís Filipe Valente, líder da equipa, é estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FEUP) e contou com o apoio de Bruno Silva, do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (também da FEUP),  Maria João Campos, do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) e de João Marques,  estudante de Ciências de Engenharia – Engenharia Alimentar, da Faculdade de Ciências (FCUP).

A etapa final da competição decorreu de 29 de abril a 4 de maio, em Zwolle, Holanda, onde as melhores equipas a nível mundial foram desafiadas a mostrar o que valiam em várias rondas de atividades que consistiam em resolver problemas de uma empresa em concreto tendo por base o simulador matemático existente na competição. Cada elemento da equipa assumiu o papel de diretor de uma empresa virtual e passa a dirigi-la das suas diferentes áreas como Vendas, Compras, Operações, Finanças e Supply Chain.

Para chegar aqui a equipa portuense havia já conquistado excelentes resultados em anteriores rondas. As classficações obtidas valeram à equipa o acesso a uma das mais reputadas e exclusivas plataformas de recrutamento de talento a nível mundial – Talent Connection, sendo que um dos elementos encontra-se inclusivamente em fase final de recrutamento para uma multinacional norte-americana.

Mais informações sobre a Global Student Chalenge disponíveis aqui.