Estudantes da U.Porto ajudam a combater o insucesso escolar no ensino básico

VoluntariadoEstudantil

Projeto de voluntariado coloca os estudantes da U.Porto como tutores de alunos do ensino básico da cidade.

Todos os anos, dezenas de estudantes da Universidade do Porto voluntariam-se para ajudar vários alunos do ensino básico da cidade do Porto nos seus estudos, acompanhando-os em sessões tutoriais ao longo de todo o ano letivo através do projeto “Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar”.

Até 4 de outubro de 2015 estão abertas as candidaturas aos estudantes da U.Porto interessados em participar neste projeto de voluntariado que nasce da colaboração entre a Universidade do Porto, o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto e os agrupamentos de escolas portuenses Alexandre Herculano, Aurélia de Sousa, Infante D. Henrique e Rodrigues de Freitas.

Os estudantes selecionados para participar no projeto ficarão responsáveis pelo acompanhamento de um aluno destas escolas num formato tutorial (1 aluno / 1 voluntário) e numa dinâmica de encontros semanais com a duração mínima de 1 hora com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem daqueles alunos, promovendo a sua autonomia no estudo e preparando-os para a tomada de decisões responsáveis no presente e no futuro – quer na escola, quer na sua vida pessoal e social.

Por isso, espera-se que os estudantes da Universidade do Porto que se voluntariem para este projeto tenham disponibilidade, motivação e vontade de colaborar com o desenvolvimento e integração escolar dos alunos do ensino básico e capacidade de capitalizar a experiência enquanto estudante do Ensino Superior para as dinâmicas promovidas pela escola, independentemente da sua área científica de formação.

Em contrapartida, a participação neste projeto por parte dos estudantes da Universidade do Porto possibilita não só o exercício da cidadania no domínio da educação, como também a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica.

Os interessados têm de apresentar a sua candidatura até 4 de outubro, preenchendo a respetiva ficha de inscrição, e comparecer na sessão de apresentação do projeto que terá lugar no edifício da Reitoria da U.Porto, no dia 7 de outubro, às 15h00. Após a pré-seleção, os candidatos terão de realizar uma entrevista individual na escola selecionada (entre os dias 12 a 23 de outubro) e participar em ações de formação com vista à participação no projeto.

Para mais informação, pode consultar a página do projeto Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar ou contatar a organização através do email voluntariado.up@reit.up.pt.