Inauguração da nova sala incluiu uma homenagem emotiva a Daniel Moura. (Fotos: Iconografia FMUP)

Os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) contam, desde o passado dia 14 de dezembro, com um novo espaço de estudo. Situada no corredor da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Piso 01, a “Sala de Estudo Professor Doutor Daniel Moura” presta homenagem ao médico e Professor Catedrático de Farmacologia da FMUP, que interrompeu, precocemente, as suas funções universitárias por razões de saúde.

A sala de estudo foi inaugurada pela Diretora da FMUP, Maria Amélia Ferreira, e pelo Presidente da AEFMUP, Francisco Sousa Vieira. Na cerimónia esteve também presente Daniel Moura, que foi alvo de uma emotiva homenagem.

Espaço tem capacidade para cerca de meia centena de utilizadores.

Com capacidade para cerca de meia centena de utilizadores, a nova sala resulta de uma sinergia entre a AEFMUP e a FMUP e vem colmatar a crescente necessidade de mais espaços de estudo para os estudantes de Medicina.

Sobre Daniel Moura

Natural de 1949, Daniel Moura licenciou-se em Medicina na FMUP, em 1975. Três anos depois, regressa à faculdade para ser professor assistente da cadeira de Farmacologia, iniciando assim um percurso no qual se distinguiu pela excecional capacidade pedagógica e que o levaria a atingir, em 1998, o grau de Professor Catedrático, o grau mais elevado da carreira académica.

Em paralelo com a docência na FMUP, destacou-se pelo seu “curriculum” científico. Autor de cerca de uma centena de trabalhos, mais de metade dos quais publicados nas mais exigentes revistas internacionais da especialidade; estagiou no prestigiado Departamento de Farmacologia de Bonn, com o qual colaborou e publicou; foi professor visitante na Medical University de Byalistok (Polónia); e foi representante português no Encontro da Sociedade Eslovénica de Farmacologia Gozd Martuljek, em 1999.

Para além das funções que desempenhou na FMUP, Daniel Moura foi Pró-Reitor (1998) e Vice-Reitor (1999-2002) para a Investigação e para a Qualidade da Universidade do Porto. Entre os cargos que desempenhou destacam-se ainda os de Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (2004-2007) e vice-presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal para as relações internacionais.