A Semana da Saúde e do Bem-Estar tem como objetivo promover o contacto entre os estudantes de Medicina e a população. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

De 27 a 31 de março, cerca de 200 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão sair das salas de aula da faculdade para levar saúde à população do Porto. É esse o ponto de partida para mais uma edição da Semana da Saúde e do Bem-Estar, uma iniciativa da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP) que tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida junto da população do Porto, através da realização de rastreios cardiovasculares à população, com avaliação da glicemia e pressão arterial.

Realizada desde 2012, esta iniciativa da AEFMUP, em colaboração com o Centro Hospitalar de São João e a Câmara Municipal do Porto, pretende alertar a população para a importância do controlo da Pressão Arterial e Glicemia Capilar, assim como informar sobre estilos de vida saudável e cuidados preventivos.

De forma mais ampla, esta ação de proximidade propõe-se contribuir para uma sociedade mais capacitada e consciente dos riscos de doenças cardiovasculares, bem como alertar para a necessidade de uma vigilância cuidada daqueles parâmetros.

Este ano, a Semana da Saúde e Bem-Estar decorre entre os dias 27 a 29 de março, no Centro Hospitalar de São João. Nos dias 30 e 31 será a vez da Praça Gomes Teixeira (aos Leões), junto ao edifício da Reitoria da U.Porto.

Esta edição contará com a colaboração de cerca de 200 estudantes, prevendo-se a participação de 1000 pessoas.