Conferencistas vão revisitar a obra de alguns dos mais marcantes autores da literatura brasileira e africana dos últimos anos.

O desafio passa pela partilha de paixões literárias nos campos das literaturas brasileira e africana. O palco será mais uma edição – a terceira – do Colóquio “Tinha Paixão? – Literaturas Brasileira e Africana”, um evento que, a partir do próximo dia 29 de abril, vai levar a vários locais da cidade do Porto, mais de uma dezena de conferencistas, muitos deles professores e estudantes da Universidade do Porto.

Projeto independente da autoria de Patrícia Lino e Sunamita Cohen, duas estudantes da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), este colóquio tem como objetivo primeiro oferecer a um público vasto a oportunidade de conhecer ou reencontrar alguns dos mais marcantes autores da literatura brasileira e africana dos últimos anos. Em cada sessão, será  por isso pedido a cada um dos conferencistas que partilhe a sua paixão por um ou mais autores.

“Todos são bem-vindos e qualquer um é livre para participar e enriquecer a conversa. Tal é possível porque decidimos tratar um tema universal, e, para que ele seja abordado, os nossos participantes falam todos a mesma língua: a dos apaixonados”, convidam as organizadoras.

O programa do colóquio é composto por seis sessões, a lugar sempre à segunda-feira, ao final da tarde, em locais como as Galerias de Paris (palco da sessão de abertura), o Era uma Vez em Paris, a Livraria Leitura Books & Living, o Boulevard,  o Gato Vadio e o Breyner 85. Por ali se escutará e debaterá a obra de autores como Paulo Leminski, Lêdo Ivo, Corsino Fortes, Glória de Sant’anna, Ana Paula Tavares e Murilo Mendes.

Para além da apresentação e leitura dos autores selecionados por cada palestrante, cada sessão será enriquecida com momentos de ilustração, mostras de fotografia, concertos, a exibição de curtas-metragens e uma venda de livros.

Até ao dia da última sessão, a 3 de junho, os espaços são sempre diferentes e os autores discutidos também variam.  O programa completo do Colóquio pode ser consultado aqui.

A entrada é livre.

Vídeo promocional do Colóquio “Tinha Paixão? – Literaturas Brasileira e Africana”: