Dois projetos de estudantes finalistas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão entre os vencedores da categoria “Engenharia Civil” do Prémio Secil Universidades 2012,  prestigiado galardão atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, com o alto patrocínio da Presidência da República.

A análise dinâmica de pontes e viadutos ferroviários quando sujeitos à passagem de tráfego de alta velocidade e ainda o projeto de construção de uma nova ponte entre as cidades do Porto e Gaia são os temas de investigação premiados pela cimenteira SECIL, no âmbito da edição 2012 do Prémio SECIL Universidades.

Andreia Meixedo aplicou uma metodologia com interação entre a ponte e o comboio para a análise dinâmica do viaduto

Orientada por Raimundo Moreno Delgado e Rui Artur Calçada, Andreia Meixedo concluiu em 2012 o Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP e abordou a temática do comportamento dinâmico de pontes com tabuleiro pré-fabricado em vias de alta velocidade. A estudante finalista aplicou uma metodologia com interação entre a ponte e o comboio para a análise dinâmica do viaduto quando sujeito à passagem de tráfego de alta velocidade como o Alfa Pendular e o TGV Duplo.

Uma vez que o estudo inclui as irregularidades reais da via, será possível progredir em termos de exatidão de resultados, aumentar o rigor das respostas dinâmicas encontradas e ainda avaliar com maior precisão o conforto dos passageiros. Trata-se de um estudo que a autora considera absolutamente essencial para a evolução da ferrovia.

José Cristiano Moreira vê premiado o trabalho “Projeto de uma Ponte Rodoviária entre as cidades do Porto e Gaia”

José Cristiano Moreira concluiu, também em 2012, o Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP e foi o autor do segundo trabalho premiado. O seu “Projeto de uma Ponte Rodoviária entre as cidades do Porto e Gaia” propõe a construção de uma nova ponte que ligue as cidades do Porto e Gaia. Análise e dimensionamento, processo construtivo e respetivas necessidades, estimativa orçamental e impacto visual foram os itens analisados e abordados ao longo do trabalho.

Segundo o autor, a solução apresentada no  projeto – orientado por Álvaro Azevedo –  representaria uma grande evolução nas dificuldades diárias de tráfego entres as duas cidades ribeirinhas. Aqui poderá consultar algumas imagens relativas a este projeto premiado.

A cerimónia de entrega dos prémios decorre esta segunda-feira,, 9 de dezembro, às 18h00, no Teatro D. Maria II, em Lisboa.

Sobre o Prémio SECIL Universidades

O Prémio SECIL Universidades é atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros e com a Ordem dos Arquitetos. Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, este galardão visa incentivar a qualidade do trabalho académico e promover o reconhecimento público de jovens provenientes das várias escolas portuguesas de Engenharia Civil e de Arquitetura. Nesta edição foram atribuídos três prémios na categoria “Engenharia Civil”. Cada um dos vencedores do prémio receberá um diploma e cinco mil euros.