A competição juntou 40 estudantes de 12 universidades diferentes. (Foto: Siemens.pt)

Paulo Couto Reis e António Dias Bessa, estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistaram o segundo lugar da primeira edição do “Desafio Nacional Geração Simaris Design”, competição promovida pela Siemens que pretende distinguir estudantes de engenharia eletrotécnica de todo o país.

O desafio passou por fazer um maratona de seis horas a planear e a dimensionar a instalação elétrica de um edifício recorrendo a software de última geração. Os participantes tinham assim de desenvolver uma instalação elétrica de um edifício com uma área superior a 55 mil metros quadrados, dividida por duas volumetrias – uma vertical, com área comercial (12 mil metros quadrados), escritórios (32 mil metros quadrados) e residências (10 mil metros quadrados) e uma volumetria horizontal, com utilização industrial de 5 mil metros quadrados.

Durante esta prova, 20 equipas, compostas por 40 estudantes e apoiados por 17 professores de 12 universidades, procuraram conquistar o galardão. No caso da FEUP, foi o docente José Eduardo Neves dos Santos, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, quem deu apoio aos dois estudantes.

O júri da prova foi composto por um representante da Siemens, um membro da Ordem dos Engenheiros e um perito especialista na Direcção-Geral de Energia e Geologia.

A competição decorreu no passado dia 23 de fevereiro, nas instalações da empresa em Alfragide, e valeu a ambos os estudantes um estágio profissional na Siemens.

Este foi também um momento para a Siemens divulgar a sua aplicação “Simaris Design”, que se destina ao planeamento e dimensionamento das instalações eléctricas em edifícios e infra-estruturas, que ajuda os profissionais da área da engenharia elétrica “a trabalhar de forma mais rápida e com melhores condições”.