Os irmãos Ana e Pedro Walgode, estudantes, respetivamente, do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP, sagraram-se este domingo vice-campeões mundiais de Pares de Dança Sénior, durante os Asunción Artistic Skating World Championships 2021, que decorreram em Assunção, no Paraguai.

Esta foi a segunda medalha conquistada no campeonato, depois de Pedro Walgode ter brilhado na prova individual de Solo Dance Sénior. No escalão masculino, o atleta alcançou a medalha de bronze, a mesma que já havia conquistado em 2019 e 2017.

Ainda este ano, os estudantes da Faculdade de Engenharia conquistaram duas medalhas de bronze no European Championship Riccione 2021, nas categorias de Pares de Dança Sénior e Solo Dance Sénior.

Ana e Pedro Walgode repetiram o feito alcançado há dois anos, em Barcelos. (Foto: DR)

“A pandemia condicionou a época de 2021, atrasando drasticamente o calendário nacional, um panorama muito diferente do que os nossos adversários internacionais sentiram. Foi um enorme desafio embarcar no projeto competitivo de 2021 e não podíamos estar mais orgulhosos das nossas prestações e conquistas no Europeu e Mundial deste ano, assim como de coração cheio por todas as mensagens e carinho que temos recebido.”, avançam os atletas.

Destemidos, exigentes e perfecionistas, Ana e Pedro começaram a praticar desporto na Académica de Espinho, tendo-se iniciado na modalidade de hóquei em patins. Já modalidade artística de patinagem chegou mais tarde, já na Associação Desportiva de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, quando Ana tinha apenas sete anos e Pedro dez.

Os atletas têm feito história em campeonatos europeus e mundiais desde 2015, ano em que se tornaram campeões da Europa de Pares de Dança Sénior e Ana Walgode se tornou campeã da Europa e vice-campeã do mundo na categoria de Solo Dance.

Quatro anos depois, os dois irmãos sagraram-se pela primeira vez vice-campeões mundiais de Pares de Dança Sénior, durante os World Roller Games 2019, que decorreram em Barcelona (Espanha).