Estudantes premiados frequentam o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente da FEUP.

A Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) ERP Portugal atribuiu recentemente o “Prémio Universitário ERP – Eco Sustainability Award ‘12” e distinguiu com uma menção honrosa um projeto da autoria de Eduardo Ventura, Flávio Moreira, Rui Pereira e Tiago Pinheiro, estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O trabalho, intitulado “Avaliação de uma Metodologia para Recuperação de Metais de Placas de Circuitos Impressos, Visando a sua Valorização” foi desenvolvido sob a orientação de Joana Maia Dias, em  colaboração com Manuel Fonseca Almeida, ambos docentes do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e Aurora Futuro, docente do Departamento de Engenharia de Minas.

Segundo os estudantes da FEUP, o aspeto inovador do projeto consiste no desenvolvimento de “uma metodologia expedita e de baixo custo para a recuperação de metais de placas de circuitos impressos por via mecânica”, visando a “redução dos impactos associados a estes resíduos e a sua valorização económica”.

O “Prémio Universitário ERP – Eco Sustainability Award ‘12” teve como principal objetivo reconhecer e premiar projetos académicos que se destacaram no âmbito da inovação na área da gestão de REEE. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 21 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.