Equipa FEUP, balões estratosféricos

Os cinco estudantes do MIEEC da FEUP estão na Holanda para participar num workshop promovido pela ESA. (Foto: DR)

Bruno Correia, Delfim Valverde, Américo Duarte, Nuno Moreira e David Leite, todos eles estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP ), estão em Amesterdão para lutar por um lugar no grupo de estudantes que, em outubro de 2016, vai integrar o projeto de lançamento de um balão estratosférico em Kiruna (Suécia). A missão insere-se no âmbito do programa BEXUS (Balloon EXperiments for University Students), uma iniciativa conjunta da Agência Espacial Europeia (ESA), do DLR (German Aerospace Center) e do SNSB (Swedish National Space Board).

Para garantir o passaporte até à Suécia, os estudantes da U.Porto vão ter de mostrar o que valem durante o workshop que a ESA promove até 3 de dezembro, na Holanda. Para além da equipa portuguesa, estarão presentes mais oito equipas europeias compostas por estudantes universitários que desenvolvem experiências com balões estratosféricos.

Supervisionada por Sérgio Reis Cunha, professor da FEUP, a participação portuguesa tem como baseo   conhecimento e experiência que foram adquirindo no projeto BEE (Balões Estratosféricos na Escola), que surgiu na sequência do projeto STRAPLEX (STRAtospheric Platform Experiment), iniciado pela FEUP e pelo Education Office da ESA, em 2005. Foi a partir deste projeto que surgiu a ideia de os estudantes do MIEEC desenvolverem esta experiência que denominaram “SIGNON” e, a partir daí, candidatarem-se ao programa BEXUS. Foram selecionados e estão agora a lutar por um lugar na etapa que se segue.

A proposta da experiência “SIGNON” baseia-se na construção de cápsulas com equipamento eletrónico e experiências que são lançadas em balões cheios de hélio que são posteriormente recuperadas para processamento de dados recolhidos. Este projeto da FEUP tem contado com a colaboração de escolas secundárias que durante este ano letivo abraçaram este desafio, contribuindo assim para uma multidisciplinaridade que só reforça a qualidade do projeto.

A participação dos estudantes da FEUP pode ser acompanhada na página de Facebook que eles mesmos desenharam para relatar esta experiência de uma semana na Holanda,