Pedro Amorim e Beatriz Oliveira, investigadores na Unidade de Gestão e Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foram premiados no âmbito do congresso da APDIO IO’2013 (Associação Portuguesa de Investigação Operacional). O congresso realizou-se nos dias 3, 4 e 5 de junho na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

O prémio atribuído pela APDIO pretendia galardoar os melhores trabalhos de doutoramento na área de Investigação Operacional defendidos em 2011 e 2012. Intitulada Integrated Production and Distribution Planning of Perishable Goods, e orientada por Bernardo Almada-Lobo, a dissertação de Pedro Amorim tinha como objetivo compreender o impacto potencial da perecibilidade de produtos no planeamento da produção e da distribuição.

Já Beatriz Oliveira foi premiada com o prémio EstudIO’2013 pelo seu elevator pitch intitulado “A decision support system for vehicle allocation in a car rental company“, relacionada com a sua tese de mestrado (orientada por Maria Antónia Carravilla) onde a investigadora apresenta uma ferramenta que permite a uma empresa de aluguer de carros (rent-a-car) planear a afetação dos veículos às reservas de forma a maximizar o lucro total.

O Congresso APDIO IO’2013 visa a divulgação e partilha de trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas da investigação operacional, frequentemente realizados para responder às necessidades de gestão e operação de sistemas complexos, sentidas transversalmente nos vários setores da economia.