Uma equipa formada por estudantes da FEUP e da Universidade do Minho foi a grande vencedora da maratona tecnológica Hey!Hackathon. (Foto: DR)

João Sá, Francisco Pimenta, Elias Ferreira, Carlos Novo e Telmo Ferreira são os nomes dos grandes vencedores da segunda edição do Hey!Hackathon, uma maratona tecnológica promovida pela Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), que decorreu de 28 a 29 de abril, e que desafiou os seus participantes a desenvolverem soluções tecnológicas no ramo automóvel.

Intitulada “Proto Tripeiros”, a equipa vencedora constituiu-se por quatro elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – João Sá, Francisco Pimenta, Elias Ferreira e Carlos Novo, estudantes do 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – e por um elemento da Universidade do Minho – Telmo Ferreira. A solução apresentada chama-se “conCANTER” e consiste numa plataforma inovadora que usa dados recolhidos à distância para detetar avarias de automóveis em fase inicial e agendar reparações rápidas. Esta plataforma será posteriormente validada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE).

A posição cimeira na maratona valeu à equipa “ProtoTripeiros” uma viagem a Estugarda com tudo incluído para uma visita ao Mercedes-Benz Museum, na Alemanha.

O Hey!Hackathon 2017 contou com a participação de 120 jovens de 10 diferentes instituições de ensino superior a nível nacional, que  desenvolveram novas soluções nas áreas de “Connected Product”, como um serviço de mobilidade sustentável, “Connected Process”, como uma ferramenta para a eficiência produtiva, e “Connected People”, como forma de melhorar a comunicação na linha de produção (chão de fábrica).

O evento serviu ainda um propósito de responsabilidade social, uma vez que conseguiu recolher 662 kg de alimentos, angariados pelo colaboradores da MFTE, Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, Centro de Engenharia e Desenvolvimento do Produto (CeiiA) e estudantes, número que será duplicado pelas duas entidades organizadoras: em conjunto vão entregar mais de 1,3 toneladas à Delegação de Abrantes do Banco Alimentar

O Hackaton teve lugar na fábrica da Mitsubishi, no Tramagal, teve o apoio do CEiiA e contou com a presença do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.