O jogo foi pensado para ajudar os jogadores a aprender tudo o que precisam sobre temas como Finanças, Emprego, Habitação, Saúde, Política, ou Sexualidade. (Foto: DR)

Juliana Guerra, Luís Francisco, Marisa Alves, Raquel Vaz e Tomé Albuquerque: são estes os estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que formam a única equipa portuguesa a participar no concurso internacional ‘Coup2Boost’, iniciativa que desafia estudantes do ensino superior a ‘vender’ o seu projeto a empresas de diferentes setores de atividade, conseguindo financiamento para o mesmo.

A frequentar o Mestrado em Engenharia Biomédica, o grupo está a concorrer com o projeto “GamUp  – Gambling to Become a Grown Up” (Jogar para se tornar adulto), que propõe a utilização da gamificação para ajudar os jovens a ‘entrar’ mais facilmente na vida adulta. E como é que se alcança este objetivo? Através de desafios e perguntas organizados em níveis de um jogo.

“A verdade é que os jovens podem até saber resolver o Teorema de Pitágoras ou explicar como funciona o GPS, mas se lhes perguntarmos os principais impostos existentes ou se é possível abrir uma conta bancária com 16 anos, muitos ficarão sem resposta. Assim, o GamUp pretende transformar questões ‘aborrecidas’ numa competição saudável e divertida, através do desenvolvimento de um ambiente de jogo digital, que ajuda a motivar os alunos a aprender tudo o que precisam sobre temas como Finanças, Emprego, Habitação, Saúde, Política, Sexualidade e assim contribuir para que se tornem indivíduos independentes na nossa sociedade”, explica a equipa.

A votação online decorre até 13 de março (Foto: DR)

Para conseguirem passar à fase seguinte do Coup2Boost – apresentar o projeto a entidades empresariais numa sessão em Paris – , os estudantes da FEUP precisam da ajuda dos internautas, que podem aceder ao site da competição e votar nos seus três projetos favoritos. Em jogo estão 25 mil euros, a distribuir pelos projetos vencedores.

O período de votação decorre até ao próximo dia 13 de março.