FEP International Case Team

Os estudantes premiados fazem parte do FEP International Case Team (Foto: Arquivo U.Porto)

José Maria Antunes, Inês Rocha e Maria Manuel Coutinho, estudantes da Licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), conquistaram o segundo lugar na primeira competição internacional de negócios promovida pela prestigiada revista The Economist e pela Kerrisdale Capital Investment.

A primeira edição da ‘The Economist Undergraduate Case Competition’, ganha pela Warwick Business School, foi disputada por 18 equipas universitárias a nível mundial, sendo a FEP a única escola a representar a Península Ibérica.

A competição propunha às equipas de estudantes de licenciatura que explicassem por que razão uma empresa multimilionária à sua escolha vai estar falida em 2020, tendo a equipa da FEP escolhido a extratora e distribuidora de carvão Peabody Energy.

“A imensa dívida que a Peabody Energy detém e a falta de capacidade de gerar capital para a pagar, para além do decréscimo da margem operacional e da quebra da procura de carvão em detrimento de outras formas de energia, vão contribuir para a falência da empresa”, explicou José Maria Antunes, justificando assim a escolha desta empresa.

O caso da equipa está disponível no site da competição, a par dos das restantes 17 equipas participantes.

A competição tinha como primeiro prémio 15.000 dólares (cerca de 14.000 euros).