fcup_estimulo2014

Os quatro estudantes da FCUP galardoados com o Prémio Estímulo à Investigação 2014.

Quatro dos oito jovens investigadores galardoados pela Fundação Calouste Gulbenkian com o Prémio Estímulo à Investigação 2014 são estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Ana Catarina Leite, Artur Duarte Araújo, Artur Amorim de Sousa e João Pedro Silva são os estudantes da FCUP que viram o seu trabalho reconhecido pelo Programa de Estímulo à Investigação da Fundação Gulbenkian.

O programa distingue anualmente investigadores com idade inferior a 26 anos e com propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas de Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.

Ana Catarina de Oliveira Leite é estudante do Mestrado em Astronomia da FCUP e colaboradora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Foi galardoada na categoria científica de Ciências da Terra e do Espaço com o projeto “Optimization of ESPRESSO Fundamental Physics Tests “, sob orientação de Carlos Martins, investigador do CAUP.

Artur Duarte Ferreira de Araújo, distinguido na categoria científica de Matemática, é estudante do Doutoramento em Matemática – Interuniversitário da FCUP e colaborador do Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP). “Moduli of Representations of Symmetric Quivers” é o título do projeto que lhe valeu a distinção da Gulbenkian, realizado orientação de Peter Gothen, docente do Departamento de Matemática da FCUP e investigador do CMUP.

Artur Jorge Carvalho Amorim de Sousa, estudante do Mestrado em Física da Universidade do Porto e colaborador do LIP Minho – Laboratório de Investigação e Física Experimental de Partículas foi premiado na disciplina de Física com o projeto “Top Quark Flav. Chang. Neutral Currents at the LHC”, sob orientação de Nuno Castro, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do LIP.

João Pedro Alves da Silva, também estudante do Mestrado em Física da FCUP, é colaborador do Centro de Física do Porto (CFP) e foi o outro premiado da categoria científica de Física. A distinção foi-lhe atribuída pelo seu projeto “AdS black holes from localized boundary sources”, sob orientação de Miguel Costa, docente do Departamento de Física e Astronomia e investigador do CFP.

Mais informações sobre cada um dos projetos premiados estão disponíveis aqui.