Estudantes da FCUP vencem prémio de arquitetura paisagista

Um projeto de intervenção em Rio Tinto valeu o primeiro lugar aos estudantes da FCUP

Alice Norinho, Jóni Monteiro Teixeira, Marta Seabra e Sílvia Freitas são estudantes de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e acabam de ser distinguidos com o Prémio Vibeiras/Jornal Arquiteturas Jovem Arquiteto Paisagista 2013, na categoria de estudantes, com um projeto de intervenção urbanística em Rio Tinto.

A intervenção proposta pelos estudantes da FCUP abrange uma área total de 21,5 hectares numa malha densamente urbana e desordenada. O projeto, chamado “FlowPark“, pretende proporcionar um ambiente alternativo, no qual se desenvolvem espaços de lazer e contemplação.

Para os estudantes, a recuperação do Rio Tinto e da Ribeira da Castanheira assenta em pressupostos como a redução dos níveis de poluição e a promoção da vegetação ripícola nas margens. Pretende-se deste modo implementar um espaço verde de qualidade que promove a biodiversidade e interação com o utilizador.

Prémio Vibeiras/Jornal Arquiteturas Jovem Arquiteto Paisagista promove o reconhecimento público do trabalho dos jovens Arquitetos Paisagistas, estudantes e profissionais até aos 35 anos. Na categoria de estudantes, os trabalhos devem ser elaborados por estudantes universitários no âmbito da Licenciatura ou Mestrado em Arquitetura Paisagista em 2012 e 2013.

  • Romeu Lima

    Parabéns aos colegas de Arquitetura Paisagista (AP)… e parabéns à FCUP pelo reconhecimento e divulgação do prémio…

    Mas de facto já em 2011 um outro grupo de estudantes de AP havia ganho o 1º PRÉMIO!

    Viva o curso de AP, e vivam os seu Professores e demais profissionais. Estes prémios atestam de facto a competência e o valor de todos!