Alice Norinho, Jóni Monteiro Teixeira, Marta Seabra e Sílvia Freitas são estudantes de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e acabam de ser distinguidos com o Prémio Vibeiras/Jornal Arquiteturas Jovem Arquiteto Paisagista 2013, na categoria de estudantes, com um projeto de intervenção urbanística em Rio Tinto.

Estudantes de Arquitetura Paisagista da FCUP

Um projeto de intervenção em Rio Tinto valeu o primeiro lugar aos estudantes da FCUP

A intervenção proposta pelos estudantes da FCUP abrange uma área total de 21,5 hectares numa malha densamente urbana e desordenada. O projeto, chamado “FlowPark“, pretende proporcionar um ambiente alternativo, no qual se desenvolvem espaços de lazer e contemplação.

Para os estudantes, a recuperação do Rio Tinto e da Ribeira da Castanheira assenta em pressupostos como a redução dos níveis de poluição e a promoção da vegetação ripícola nas margens. Pretende-se deste modo implementar um espaço verde de qualidade que promove a biodiversidade e interação com o utilizador.

Prémio Vibeiras/Jornal Arquiteturas Jovem Arquiteto Paisagista promove o reconhecimento público do trabalho dos jovens Arquitetos Paisagistas, estudantes e profissionais até aos 35 anos. Na categoria de estudantes, os trabalhos devem ser elaborados por estudantes universitários no âmbito da Licenciatura ou Mestrado em Arquitetura Paisagista em 2012 e 2013.