O projeto de requalificação do Jardim do Morro foi proposto pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aos estudantes do 3º ano da licenciatura em Arquitetura Paisagista da FCUP.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia convidou os estudantes do 3.º ano da licenciatura em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a participarem na requalificação do Jardim do Morro daquela cidade.  A proposta vencedora é da autoria de Ana Luísa Paulo.

Desenvolvidas durante um semestre, as vinte e duas propostas de requalificação do Jardim do Morro apresentadas tinham como objetivo a dinamização do espaço que, até então, se encontra em estado de degradação.

Isabel Martinho da Silva, docente da unidade curricular de “Projeto de Espaços Exteriores I”, onde o trabalho foi inserido, afirma que “o Jardim do Morro reúne uma série de características que nos permitem desafiar os alunos e fazê-los aplicar todos os conhecimentos adquiridos. A área envolvente, o facto de não ser um terreno plano e, mesmo, a existência de arvoredo representam algo de aliciante e de enriquecedor para os nossos alunos”.

Previsão do projeto vencedor, da autoria de Ana Luísa Paulo.

Focado na reinterpretação contemporânea daquele que é um dos locais mais nobres da cidade de Gaia, o projeto da estudante da FCUP visa unir o conceito de jardim e de morro, num só elemento escultórico. Não esquecendo o carácter de miradouro que é, já, o cartão de visita do Jardim, a proposta de Ana Paulo foca-se em garantir a prevalência da imagem do ideário coletivo deste ponto da margem sul do Rio Douro, criando, também, uma sinergia com a cidade.

Segundo a estudante de Arquitetura Paisagista da FCUP, “a aprovação e compreensão por parte do público e a fruição (no caso de projetos construídos) são o verdadeiro objetivo do projetista”.

O projeto tem previsto um orçamento de 300 mil euros e a requalificação do Jardim do Morro deverá avançar em 2015.