SWERC'2015 | Ancelistas

Os Ancelistas conseguiram resolver sete dos 10 problemas colocados aos participantes do SWERC’215. (FOto: DR)

A equipa Ancelistas, composta por três estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conquistou a medalha de prata no Southwestern Europe Regional Programming Contest (SWERC’2015), evento integrado no ACM International Collegiate Programming Contest (ACM-ICPC), a principal competição universitária de programação a nível mundial.

Realizada nos dias 21 e 22 de novembro, nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, a SWERC’2015 juntou mais de 150 estudantes, representando as melhores instituições universitárias do Sudoeste Europeu, nomeadamente de Portugal, Espanha, França, Itália e Suiça, e ainda duas equipas de Israel.

Ao longo de cinco horas, as 52 equipas participantes tentaram resolver 10 problemas de carácter algorítmico, usando apenas um computador e as linguagens de programação C, C++ e Java. No final, a vitória foi para uma equipa da Universidade Politécnica da Catalunha, que garantiu  qualificação para as finais mundiais do ACM-ICPC, que terão lugar na Tailândia, em maio de 2016. Logo atrás vieram Pedro Paredes (Mestrado em Ciência de Computadores), João Pires (Licenciatura em Ciência de Computadores) e Miguel Ferreira (Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos) que, ao resolveram sete problemas, garantiram a medalha de prata.

Para além dos vencedores da edição 2015 da Maratona Inter-Universitária de Programação – MIUP, a SWERC’2015 contou ainda com a participação de mais duas equipas da Faculdade de Ciências e uma da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

O ACM-ICPC, cuja imagem de marca são os balões entregues por cada problema resolvido, tem o patrocínio mundial da IBM. O SWERC’2015 contou ainda com o patrocínio da Microsoft, Google e Facebook.

Desde os anos 90 que equipas da Universidade do Porto, em particular da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia, têm participado no SWERC com muito bons resultados. A U.Porto é de resto a instituição portuguesa com melhor prestação nesta prova.

Mais informações em http://swerc.up.pt/2015/.