Ilovemi (Foto: FCNAUP)

Ana Cunha e Ana Terra são as empresárias e nutricionistas por detrás da Ilovemi (Foto: FCNAUP)

Gostava de fazer dieta mas não sabe como? Quer comer melhor mas não tem tempo para fazer comida saudável? Já ouviu falar de quinoa mas não sabe do que se trata? Ana Terra, estudante do 4º ano da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), reuniu estes “mas” e, com a ajuda de Ana Cunha, cozinhou-os na forma de ementas saudáveis. Em novembro passado, decidiram partilhá-las com o mundo através da Ilovemi – My Intelligent Food, uma empresa de comida saudável e inteligente ao domicílio.

A Ilovemi não é um take away. Muito menos um serviço de consultas de nutrição ao domicílio. Na verdade, é algo dos dois. Ao vestir o duplo papel de empresárias e nutricionistas, as duas estudantes assumem como meta “espalhar a saúde e o bem-estar” através da promoção de uma alimentação saudável e inteligente. Tudo isto através de um serviço personalizado que acompanha o cliente desde o planeamento nutricional até à confeção e entrega da refeição propriamente dita em casa.

“A verdade é que nos dias de hoje não é fácil ser saudável. Estamos constantemente a ser confrontados com alimentos processados muito apelativos sensorialmente, porém muito nefastos para a saúde. E é justamente por existir pouca oferta de comida saudável no mercado, que nós existimos”, explica Ana Terra.

 Na prática, os clientes do serviço podem aceder a três planos orientados para diferentes objetivos (Manutenção, Emagrecimento e Rejuvenescimento). Para cada plano, foram pensadas mais de 100 receitas saudáveis e ajustadas às necessidades nutricionais de cada pessoa. Como? “Trabalhamos muito nas fichas técnicas para chegarmos a um equilibrio de macronutrientes, assim como um balanço positivo de nutrientes no final da semana. Para isso optamos por cereais unicamente integrais, muitos legumes e vegetais frescos, leguminosas, proteínas de alto valor biológico, frutos secos e sementes. Finalmente incluimos alternativas aos refrigerantes, nomeadamente a infusão de frutas”, exemplifica a estudante de Ciências da Nutrição.

Em funcionamento há apenas três meses, a Ilovemi opera nas cidades do Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, mas promete chegar em breve até Lisboa e a outras áreas do país. Até porque a resposta não podia ser mais positiva: “Ainda temos um longo caminho a percorrer! Neste momento os lucros da empresa têm sido investidos para ser possível a oferta de um produto de qualidade e serviço de excelência aos nossos clientes. Para já as perpetivas são boas e estamos muito motivadas, resultado da crescente aceitação e feedback positivo! Estamos a trabalhar para criar uma empresa sustentável”, aponta Ana Terra.

Os interessados nos serviços da Ilovemi podem encomendar as suas ementas – para almoço e jantar –  por telefone ou através da página da empresa no Facebook, espaço onde as estudantes partilham diariamente as diferentes receitas. O preço da ementa individual (refeição + infusão) começa nos 6.90 euros, a que acresce uma taxa de entrega de 1.50 euros.