I Concurso de Culinária FCNAUP

A criatividade dos pratos e os princípios da culinária saudável foram dois dos critérios usados na avaliação dos pratos. (Foto: AEFCNAUP)

Comece por reunir perca, mexilhão, camarão, alho, azeite, batata, tomate, couve-flor, leite, farinha, ovo, ervas aromáticas e especiarias. Agora adicione o saber e a criatividade dos futuros nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e fica com uma ideia das receitas “servidas” no passado dia 24 de abril, durante o I Concurso de Culinária promovido pela Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP).

Tendo como “cozinha” o laboratório de Gastrotecnia da FCNAUP, os grupos concorrentes – compostos por estudantes de Ciências da Nutrição – foram desafiados a desenvolver uma receita saudável a partir de uma lista de alimentos predefinida. Durante a preparação, os participantes foram guiados pelo Chefe Ivo Loureiro, que foi explicando as técnicas culinárias envolvidas nas preparações de forma a otimizar os resultados.

A classificação das receitas, a cargo de um júri constituído por Cristina Jacinto, diretora dos SASUP, Patrícia Padrão, docente da FCNAUP, e pelo Chefe Ivo Loureiro, teve em consideração as características organoléticas e a criatividade dos pratos, bem como os princípios da culinária saudável.

IMG_8833_300x200

O júri do concurso foi constituído pelo Chefe Ivo Loureiro, Patrícia Padrão, docente da FCNAUP, e Cristina Jacinto, diretora dos SASUP.

No final, foram valorizados aspetos diferentes nas três preparações a concurso, pelo que a receita vencedora incluirá o melhor das três. O resultado será divulgado ao público às 11h00 do dia 15 de  maio, altura em que a receita será preparada pelos estudantes da FCNAUP  e apresentada por Ivo Loureiro no programa da manhã do Porto Canal.

A receita vencedora será ainda preparada e servida nas cantinas da U.Porto no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), conforme anunciou Cristina Jacinto, diretora dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).