Inaugurada em finais de junho, a exposição reúne trabalhos e projetos de 12 estudantes da FBAUP. (Foto: Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende)

Vai estar patente, até ao próximo dia 27 de julho, na Sala de Exposições Temporárias do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende (Valbom, Gondomar), a exposição Noroeste-Sudeste: Novas perspetivas em desenho”, composta por trabalhos e projetos de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Inaugurada no passado dia 29 de junho, a segunda edição da exposição reúne trabalhos e projetos de 12 autores que, segundo Paulo Luís Almeida, Diretor do Departamento de Desenho da FBAUP, “questionam o que pode ser o desenho para a sua geração; como dialoga com as diferentes artes e como constrói e altera a perceção de si próprios e do mundo.

Noroeste-Sudeste apresenta-se também como “uma linha imaginária entre dois pontos cartográficos: a linha que, no mapa, liga a FBAUP ao Lugar do Desenho, na Fundação Júlio Resende. Mas este movimento oblíquo é mais do que uma mera referência geográfica. Ao desviar-se dos principais pontos cardeais, a exposição quer construir um espaço para o desenho que se situa fora das definições mais estáveis e das ideias preconcebidas sobre o que deve ser o desenho”, acrescenta o docente.

Em cada um dos trabalhos expostos, os jovens artistas “questionam o que pode ser o desenho para a sua geração”. (Foto: Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende)

Os trabalhos expostos são assinados pelos artistas/estudantes Ana Valquaresma, Arthur Pugliese, Bruna Morena, Catarina Casais, Chana de Moura, Fábio Araújo, Filipa Gwang, Flor de Ceres Rabaçal, Joana R. Sá, Mariana Barrote, Pedro Moreira e Tiago Eiras.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e ao fim-de-semana, das 14h30 às 17h30 .

Mais informações aqui.