A Secil e a Ordem dos Arquitetos voltaram a premiar a qualidade do trabalho da "Escola do Porto".

David Monteiro e Marisa Oliveira, estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), estão entre os vencedores do Prémio Secil Universidades Arquitetura 2012,um dos mais importantes galardões destinados aos novos talentos da Arquitetura portuguesa.

Na edição deste ano, o Júri designado pela Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e pela Ordem dos Arquitetos voltou a reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pelos estudantes e professores da “Escola do Porto”. Os projetos distinguidos foram “Academia de dança em Matosinhos” (assinado por David Monteiro, sob orientação de João Pedro Serôdio) e “Academia de Dança”, da autoria de Marisa Oliveira, sob orientação de Francisco Vieira de Campos).

Ao todo, o Júri distinguiu cinco trabalhos repartidos pela U.Porto (2),  Universidade Autónoma de Lisboa (2) e Escola Universitária das Artes de Coimbra, tendo ainda atribuído cinco diplomas de mérito.

O anúncio dos galardoados com o Prémio Secil Universidades coincidiu com o do vencedor da décima primeira edição do Prémio Secil Universidades Arquitetura 2012, considerado por muitos como o prémio de referência da arquitetura portuguesa. Este ano, o Júri presidido pelo também professor da FAUP, Manuel Graça Dias, distinguiu a obra Reabilitação da Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, da autoria do arquiteto José Neves.
Ana Rita Santos (Escola Universitária das Artes de Coimbra)

Sobre o Prémio Secil Universidades

O Prémio Secil Universidades – Concurso Arquitetura 2012 distingue anualmente os melhores projetos realizados no âmbito da disciplina de Projeto ou Arquitetura de Mestrados Integrados em Arquitetura de 21 Escolas de Arquitetura Portuguesas . Procura-se deste modo “incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitetura Portuguesas”.