Costa-de-la-Sombra_300x200

Ana Rita Vale e André Calvete são estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (Foto: DR)

Ana Rita Vale e André Calvete, estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIArq) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceram o primeiro prémio do concurso de ideias “Costa del Sprawl” com a proposta “Costa de la Sombra Crematorium”, selecionada entre um total de 20 equipas escolhidas para a fase final da competição.

O Concurso Internacional de Ideias “Costa del Sprawl”, lançado pela plataforma do atelier Estudio ESSE, desafiou arquitetos, jovens arquitetos e estudantes de arquitetura a apresentar uma proposta de transformação de uma ruína em betão resultante do “boom” da construção que se fez sentir na região turística espanhola da Costa del Sol desde o final do século XX até ao seu fim abrupto com a recente crise económica e financeira da Europa. Este Concurso integra um projeto de investigação mais amplo que procura contribuir para melhorar o processo de integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento.

A proposta vencedora "Costa de la Sombra Crematorium" de de Ana Rita Vale e André Calvete foi seleccionada entre as de 20 equipas escolhidas para a fase final da competição (DR)

A proposta vencedora “Costa de la Sombra Crematorium” de Ana Rita Vale e André Calvete foi seleccionada entre as de 20 equipas escolhidas para a fase final da competição (Foto: DR).

De acordo com a memória descritiva da proposta vencedora, “a contradição de um edifício inacabado situado num lugar supostamente próspero foi o ponto de partida da ideia para reapropriar a ruína de betão. De acordo com estes dois momentos, propuseram um crematório, cujo programa, com duas realidades opostas, encarna a celebração de uma vida de felicidade e os tempos difíceis, ou por outras palavras, o ‘boom‘ e o ‘crash‘”.

Neste Concurso foram também distinguidas as propostas “Modular Sprawl”, de Nico (Seong) Hur, “Suspended Blocks // C”, de Benoit Bourd, “MAAC”, de 23 AGD, e “Frontier Hack”, do Studio LOL. As propostas vencedoras vão integrar uma exposição itinerante e serão publicadas online.