O arquitecto e teórico francês Éric Lapierre é o atual responsável pela equipa seleccionada para a curadoria da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que acontecerá de Outubro a Dezembro de 2019 (Foto: DR).

Para assinalar o lançamento da publicação e o fecho do ciclo editorial, a Dédalo promove a 7 de dezembro, às 19h00, no Auditório da Faculdade de Arquitetura, a conferência ‘Surrationalism: Chris Marker Dormitories in Paris’, que será apresentada pelo arquiteto, professor, historiador e crítico de arquitetura, Éric Lapierre.

A entrada é livre, estando sujeita à lotação do auditório, e a comunicação será proferida em inglês.

A Dédalo é o nome de uma publicação e uma promotora cultural dos estudantes da FAUP, departamento autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A publicação deste ano, Dédalo 2017, é apoiada institucionalmente pela Faculdade de Arquitectura da U.Porto.

O projecto da Dédalo 2017 promove uma “discussão sobre processos de criatividade, com enfoque particular na condição artística da arquitectura. Perante a pluralidade de processos reconhecidos como criativos, e de modo a estruturar a abordagem, propõe-se como ponto de partida uma escala de reflexão formada por três eixos: sujeito, disciplina, circunstância”, sendo neste contexto o processo criativo entendido como “uma sucessão de pensamentos e acções praticados por um sujeito, apoiando-se num conjunto de conhecimentos – disciplinares ou não –, e confrontando-se com uma determinada circunstância, resultando na criação de um objecto, situação ou ideia.

A diversidade nos processos gera-se a partir de distintas relações, ou formas de participação, entre sujeito-disciplina-circunstância. Reconhece-se que podem ser processos complexos e contraditórios, movendo-se entre racionalidade e intuição, perturbados por erros e imprevistos, e permeáveis ao acaso e ao aleatório. Em suma, pretende-se investigar o posicionamento do sujeito, a influência da disciplina e a preponderância das circunstâncias no processo criativo”.

Participam nesta edição: Ana Rita Gomes (arquiteta), Ana Pinheiro (estudante de arquitetura), Ana Rita Vale e André Calvete (arquitetos), Diana Máximo Queirós (estudante de arquitetura), Emilio Remelhe (professor de escrita criativa e ilustração na ESAD e de desenho na FBAUP), Fernando Pimenta (estudante de arquitetura), Francisca Marques (arquiteta), Gonçalo Maçães (arquiteto), Inês Beleza de Azevedo e Francisco Pereira (estudantes de arquitetura), João Paupério e Maria Rebelo (arquitetos), Joclécio Azevedo (coreógrafo), Litó Walkey (performer e coreógrafa), Margarida Matos Martins (estudante de arquitetura), Mariana Marques da Silva (arquiteta), Miguel Ezcurdia Royo (estudante de arquitetura), Orlando Gilberto-Castro (arquiteto), Paulo Ávila (estudante de arquitetura), Paulo Guerreiro (arquiteto), Pedro Fernandes (psicólogo clínico e psicoterapeuta), Ricardo Reis (professor na ESE), Ricardo Jacinto (investigador em música e artes sonoras no Sonic Arts Research Centre, Queen’s University Belfast), Silvina Rodrigues Lopes (professora catedrática e investigadora na área da Teoria da Literatura), Tiago Ascensão (arquiteto), Vera Santos (bailarina e investigadora).

Mais informações em facebook.com/revistadedalo ou através do email [email protected].