A “UNRUIN – RETHINKING DEAD SPACE” consistia em dar uma nova vida a espaços esquecidos.

Francisco João Silva e Ana Rita Gomes, estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, conquistaram uma menção honrosa no concurso internacional da Hyp Cup. A proposta “UNRUIN – RETHINKING DEAD SPACE” consistia em dar uma nova vida a espaços esquecidos.

Com a cidade do Porto como área de trabalho, a equipa de estudantes decidiu debruçar-se sobre a Rua do Bonjardim, outrora conhecida como uma das principais artérias de expansão urbana da cidade. Hoje, apesar de localizada na baixa histórica do Porto e ligada a locais nucleares como as estações de S. Bento e da Trindade, a rua do Bonjardim está a degradar-se, vítima da sua própria escala e da rápida deterioração urbana.

Assim, o objetivo da equipa de estudantes do quinto ano de Arquitetura da FBAUP passou por introduzir espaços públicos relacionados entre si, como espaços de desporto, de exposição, de performances, entre outras finalidades. A estratégia de revitalização, ao invés da destruição e construção de novas estruturas, implicaria a utilização de edifícios abandonados localizados ao longo da rua, de forma a permitir a inserção de um programa contínuo dos mencionados espaços públicos. Nas próprias ruínas, estes novos espaços funcionariam como pontos de agregação, tentando atrair todo o tipo de pessoas e faixas etárias.

Com o intuito de reduzir custos e de dar uma nova imagem à rua, toda a nova estrutura seria construída em madeira. Além de económico, este material já é utilizado em vários edifícios lá presentes, contribuindo para a fácil introdução do projeto no lote tipicamente estreito e comprido desta zona do Porto.

O painel do júri da competição foi composto por arquitetos de renome, como o francês Dominique Perrault e o espanhol Francisco Mangado. A apresentação internacional do projeto, a decorrer em Pequim no próximo dia 16 de Março, contará com a apresentação de todos os trabalhos vencedores.