O concurso prevê a construção de um bairro residencial nas Ilhas Faroé, Dinamarca (c) DR.

Proposta do MASS Lab prevê a construção de um bairro residencial nas Ilhas Faroé. (Foto: DR)

Um projeto apresentado pelo Ateliê MASS Lab PORTO, escritório de arquitetura formado em 2015 por Diogo Rocha, licenciado em 2013 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues, ambos estudantes finalistas da FAUP, está entre os quatro finalistas do Concurso Público Internacional Nordic Built Cities Challenge, para a construção de um bairro residencial num terreno íngreme localizado numa colina em Runavík, nas Ilhas Faroé, Dinamarca.

Tendo em conta a extensão do terreno e os requisitos muito complexos de construção, o projeto do MASS Lab  propõe “uma organização espacial que valoriza o espaço público, reflectindo a ambição social do projeto”. “A proposta consiste na ideia de que todos os pátios de acesso são ladeados por quatro casas e cada conjunto é rodeado por quatro jardins. Assim, é proposta uma urbanização densa e baixa, onde as áreas públicas se tornam numa paisagem urbana contínua de jardins, parques, recreios e hortas urbanas. A garantia dos padrões contemporâneos da qualidade de vida dos habitantes, sustentada em valores como o da comunidade, da sustentabilidade e da partilha foram fundamentais para a conceção do projeto”, refere a proposta.

MASS Lab , FAUP

A Mass Lab é um escritório de arquitetura com sede no Porto, formado em 2015 por Diogo Rocha, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues. (Foto: DR)

O Nordic Built Cities Challenge contempla, ao todo, seis concursos para seis cidades nórdicas com o objetivo de dar respostas inovadoras e multidisciplinares a diferentes desafios urbanos. A competição é composta por duas fases: na primeira fase foram selecionadas até quatro propostas para cada um dos seis concursos e na segunda fase, a decorrer, serão escolhidos os vencedores de cada um dos concursos, que serão convidados a participar no Nordic Built Cities Challenge Awards (NBCCA).

Na primeira fase foram submetidas um total de 145 candidaturas e selecionadas 24 propostas para a 2ª fase da competição. Os vencedores para cada um dos seis concursos vão ser anunciados a 16 de junho de 2016. No seu concurso, a proposta do MASS Lab conta com a concorrência de projetos oriundos do Reino Unido, Espanha e  Suécia.

Mais informações em nordicbuiltcities.org e www.masslab.pt.