Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP'16), Ancelistas

Pedro Paredes, João Pires e Miguel Ferreira venceram a MIUP pelo segundo ano consecutivo. (Foto: DR)

A equipa Ancelistas, composta integralmente por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi a grande vencedora da 16.ª edição da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), que decorreu no passado dia 15 de outubro, nas instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade Nova de Lisboa.

A edição deste ano do mais  prestigiado concurso de programação universitário nacional contou com participação de 16 equipas das melhores instituições universitárias portuguesas e uma equipa convidada com os melhores alunos do secundário.

Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP'16), Ancelistas

Os Ancelistas vão representar Portugal no SWERC’2016, cpompetição internacional onde vão procurar melhorar a medalha de prata conquistada em 2015. (Foto: DR)

O grande destaque acabou mesmo por ser a brilhante prestação dos Ancelistas – Pedro Paredes, João Pires e Miguel Ferreira, todos eles estudantes no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP – que, ao conseguirem resolver sete dos problemas propostos, revalidaram a medalha de ouro conquistada na MIUP’2015.

A equipa da FCUP garantiu ainda um lugar no Southwestern Europe Regional Programming Contest (SWERC’2016), um concurso internacional integrado no ACM International Collegiate Programming Contest (ACM-ICPC), a principal competição universitária de programação a nível mundial. A edição deste ano realiza-se na Faculdade de Ciências da U.Porto no dia 20 de novembro. Em competição estarão as melhores equipas de Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça, Áustria, Israel e Kosovo.

Esta é a oitava vez – a quarta consecutiva – que equipas da FCUP vencem uma MIUP, o que a torna na instituição mais bem sucedida da história do evento. Para além dos Ancelistas, duas outras equipas da FCUP terminaram a competição em lugares de destaque, conquistando o 3.º lugar (prata) e o 6.º lugar (bronze).

A classificação completa, bem como os enunciados dos problemas propostos, podem ser consultados no site oficial da MIUP’2016.