Estudantes ICBAS

A linguagem de programação lógica descrita por Flávio Cruz  pode ser importante para gerir a informação que circula, por exemplo, através das redes sociais.

Flávio Cruz, estudante do programa doutoral em Informática (MAPi) lecionado pela Universidade do Porto e pela Carnegie Mellon University (CMU), no âmbito do programa Carnegie Mellon | Portugal, venceu o Best Paper Award na 30th International Conference on Logic Programming (ICLP 2014)evento de referência mundial no campo da  investigação em programação lógica.

Num artigo intitulado “A Linear Logic Programming Language for Concurrent Programming over Graph Structures”, o estudante da U.Porto e investigador do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, juntamente com os seus três orientadores (Ricardo Rocha, FCUP e INESC TEC; Seth Goldstein Copen e Frank Pfenning, CMU), descreve uma nova linguagem de programação lógica chamada LM (Linear Meld) que visa resolver problemas que podem ser especificados na forma de grafos. De acordo com Flávio Cruz, estes “são estruturas abstratas que podem representar relações arbitrárias entre as coisas e por isso são uma representação adequada para muitos problemas interessantes”, para além de poderem ser “muito importantes” para gerir a informação num contexto marcado pela popularidade das redes sociais e pelo aumento dos dados biológicos e científicos disponíveis.

Combinando princípios da lógica clássica e da lógica linear, a nova linguagem desenvolvida pelos investigadores portugueses e norte-americanos mostra como resolver problemas de forma concisa que operam em gráficos e como resolvê-los simultaneamente. Um facto que, segundo Flávio Cruz, permitirá “tirar proveito de vários computadores, a fim de reduzir o tempo que leva para resolver os problemas”.

Flávio Cruz

No MAPi desde 2010/2011, Flávio Cruz é mestre em Engenharia Informática e Computação pela U.Porto.

Depois de ter completado o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação  na Faculdade de Engenharia da U.Porto (2005-2010), Flávio Cruz entrou em 2010/2011  no MAPi (programa lecionado pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto – através da Faculdade de Ciências e da FEUP – em parceria com a CMU), o qual classifica como “uma boa experiência” que “recomendaria a pessoas que adoram a sua área de investigação”. Também por isso, o prémio agora recebido “significa muito, porque é o culminar de alguns anos de trabalho”.

A 30th International Conference on Logic Programming (ICLP 2014) teve lugar entre 19 de julho e 22 de 2014, em Viena, Áustria.

Mais informações aqui.