(foto: Creative Commons / Pixabay)

O projeto foi selecionado entre um conjunto de trabalhos extremamente robustos(foto: Creative Commons / Pixabay)

João Costa é estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e viu um trabalho resultante da sua tese de mestrado premiado na ‘International Conference on Pattern Recognition Applications and Methods’ (ICPRAM), que decorreu em Lisboa no início de janeiro.

Distinguido na categoria ‘Best Student Paper Award’, área ‘Teoria e Métodos’, o projeto intitula-se ‘oAdaBoost – An AdaBoost Variant for Ordinal Classification’ e contou com a orientação de Jaime S. Cardoso, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP e investigador do INESC TEC.

O projeto aborda o potencial da combinação de métodos para a classificação de dados ordinais. Estes métodos podem ter várias aplicações na vida real, onde a avaliação humana desempenha um papel importante. Exemplo disso é a escolha da roupa diária, da refeição num estabelecimento ou, a um nível mais complexo, o valor a investir num negócio. Todas elas são situações que requerem que o utilizador compare ou classifique artigos para escolher aquele que mais se lhe adequa.

De acordo com o ICPRAM, “os trabalhos distinguidos foram selecionados entre um conjunto projetos extraordinários, com base nas classificações quantitativas e qualitativas, nos comentários enviados pelos colaboradores do comité do programa, e ainda na sua classificação final global e na sua apresentação oral na conferência”. O ICPRAM pretende ser um fórum de reunião de investigadores e profissionais nas áreas de reconhecimento de padrões, nas perspetivas teóricas e de aplicação.

Mais informações em http://www.icpram.org/PreviousAwards.aspx.