Isabel Silva, ICBAS

Trabalho de Isabel Silva propõe novo mecanismo para o tratamento de homens com hiperplasia benigna da próstata. (Foto: DR)

Isabel Silva, estudante do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi distinguida com o prémio da “Melhor Comunicação-Painel em Investigação Clínica” apresentada na Reunião Mundial da International Society for Autonomic Neuroscience (ISAN), uma sociedade científica composta por investigadores especializados no estudo do Sistema Nervoso Autónomo.

Intitulado “Blockage of UDP-sensitive P2Y6 receptors as a novel therapeutic strategy to control urine storage symptoms in men with bladder outlet obstruction”, o estudo apresentado pela investigadora portuense foi realizado no âmbito da colaboração entre o Laboratório de Farmacologia e Neurobiologia do ICBAS, o Centro para a Descoberta de Fármacos e Medicamentos Inovadores (MedInUP) do ICBAS e o Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Porto (CHP).

Neste trabalho, já publicado na revista Autonomic Neuroscience: Basic and Clinical, é proposto um novo mecanismo para o tratamento da hiperatividade vesical em homens com hiperplasia benigna da próstata. Este mecanismo, pela primeira vez descrito e com aplicabilidade prática originará o desenvolvimento de um futuro medicamento. A curto/médio prazo o foco principal deste trabalho é conseguir tratar a sintomatologia urinária persistente associada à irritabilidade da bexiga (mesmo após a remoção cirúrgica da próstata) com uma nova classe de medicamentos inovadores, eventualmente mais eficazes e com menos efeitos adversos que os usados habitualmente, cujo sucesso tem sido limitado devido aos seus efeitos adversos.

A proposta deste novo alvo terapêutico está alicerçada em 4 publicações recentes do grupo que é liderado por Paulo Correia de Sá. Duas das quais, publicadas em 2014 nas mais prestigiadas revistas na área da Farmacologia (Biochemical Pharmacology e British Journal of Pharmacology), onde foram realizados estudos in vivo com animais de laboratório nos quais se controlou a atividade da bexiga de forma a explorar o papel dos recetores P2Y6 e estudar os mecanismos moleculares subjacentes à atividade destes recetores no urotélio.

Pela sua relevância o artigo publicado na revista Biochemical Pharmacology está incluído no Top 1% dos artigos mais citados a nível mundial na área da Farmacologia desde a sua publicação (fonte Scopus, ICI, Web of Knowledge), bem como outros dois artigos publicados em 2013 (PlosOne) e em 2015 (Journal of Urology).

O trabalho de Isabel Silva esteve a concurso com mais de 300 comunicações provenientes de mais de 30 países, incluindo outras quatro  comunicações do grupo de investigação liderado por Paulo Correia de Sá.

Os congressos da ISAN são reuniões de âmbito mundial. A edição desta ano decorreu em Stresa (Itália) entre os dias 26 e 29 de setembro e contou com a colaboração/patrocínio reforçados das Sociedades Europeia, Federation of European Autonomic Societies (EFAS), Americana, American Autonomic Society (AAS), e Japonesa, Japan Society of Neurovegetative Research (JSNR), de neurociências autonómicas, que são as mais prestigiadas neste âmbito do conhecimento.