Pedro Leal (FCUP)

Pedro Leal encontra-se a a concluir o 2.º ano do Mestrado em Física da Faculdade de Ciências da U.Porto (Foto: DR).

Pedro Leal, estudante a concluir o 2.º ano do Mestrado em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), publicou recentemente um artigo na revista europeia de grande impacto Physics Letters B., uma publicação internacional de referência nos domínios da Física de partículas, Física nuclear e Cosmologia.

O artigo “Aspects of phase-space noncommutative quantum mechanics” resulta da investigação desenvolvida para a dissertação de mestrado, sob orientação do Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP.

No trabalho em causa, Pedro Leal aborda a “prevalência de simetrias fundamentais da Natureza numa teoria quântica que, ao contrário da Mecânica Quântica e sendo uma extensão da mesma, admite relações de comutação extra, introduzindo parâmetros não comutativos entre as posições e os momentos, a mecânica quântica não comutativa”. Em particular, “são analisadas as consequências que a existência de invariância de calibre (gauge) impõe na teoria, bem como o comportamento da teoria em referenciais acelerados, nomeadamente o Princípio de Equivalência de Einstein, e ainda a invariância de Lorentz”, descrever o investigador.

Pedro Leal licenciou-se em Física pela FCUP – com média de 18 valores – em 2013. No mesmo ano ingressa no Mestrado em Física, devendo defender a sua dissertação até outubro deste ano.

A publicação do artigo do cientista portuense na Physics Leter B vem dar ainda mais eco ao prestígio de que goza o ensino e a investigação produzidos na U.Porto no domínio da Física a nível nacional e internacional. Isso mesmo foi salientado recentemente na edição 2015 do U-Multirank, um ranking internacional de instituições de ensino superior financiado pela União Europeia que atribuiu à a U.Porto classificações máximas em indicadores (qualidade dos cursos e do corpo docente, infraestruturas laboratoriais, etc.) relacionados com os campos específicos da Medicina, Física e Estudos Económicos.