filipa_300x200

Filipa Martins conquistou a medalha de bronze no concurso de trave das Universíadas de Verão 2015. (Foto: DR)

A ginasta Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e medalha de bronze nas Universíadas de Verão 2015 , conquistou o prémio de Atleta Feminino do Ano na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que decorreu a 11 de novembro, no Casino Estoril.

Para a estudante portuense, trata-se da consagração de uma temporada repleta de sucessos desportivos. Oitava classificada no Europeu no concurso ‘all around’, Filipa Martins conquistou a medalha de bronze na final do concurso de trave nas Universíadas de Verão 2015, que decorreram em Gwangju (Coreia do Sul),  depois de ter ficado a apenas umas décimas do pódio no concurso completo de ginástica artística.

Na altura, a ginasta destacou que “conseguir uma medalha num dos aparelhos mais difíceis nas Universíadas vem provar que todo o esforço valeu a pena”. Um esforço ainda maior para quem tem de partilhar os treinos com os livros da faculdade.

“Conciliar os estudos com o treino é muito complicado, pelo que fiquei extremamente feliz quando soube que tinha entrado para a faculdade, sinal de todos os esforços que fiz para conciliar a vida desportiva e a vida académica tinham resultado. Uma medalha nas Universíadas tem, por isso, um significado muito especial para mim”, explica a estudante da FADEUP.

Na corrida ao prémio de Atleta Feminino do Ano, Filipa Martins superou a concorrência da patinadora Mariana Souto, campeã mundial e europeia em pares dança juniores, da canoísta Francisca Laia, medalha de prata em K1 200 nos Mundiais sub-23, de Ana Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard da Internacional Surfing Association, e da mesatenista Fu Yu..

Na edição deste ano da Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) foram ainda distinguidos o piloto Miguel Oliveira (Atleta Masculino do Ano), Hélio Lucas e José Sousa (Treinador do Ano) e o futebolista Ruben Neves (Jovem Promessa do Ano).