Bruna Costa (Foto: DR)

Bruna Costa, estudante do mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a desenvolver o seu trabalho no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistou recentemente o «Innovate Oral Award in Translational Research» no âmbito da iMed Conference® 10.0 – Lisbon 2018, uma competição de inovação na área médica organizada pela Nova Medical School’s- Faculdade de Ciências Médicas.

Intitulado «Innovative application of a marine bacterial extracellular polymer: the development of an anti-adhesive coating for infection prevention», o trabalho premiado – com uma bolsa de Investigação de três mil euros financiada pela AstraZeneca Foundation Innovate Competition – integra o AntiBioCoat, um projeto focado no desenvolvimento de um revestimento antiaderente baseado num polímero natural produzido por uma bactéria marinha.

“Este revestimento tem a vantagem / inovação de atuar sem incluir antibióticos ou biocidas na sua composição, prevenindo problemas de toxicidade e o aumento de resistência a antibióticos”, explica Bruna Costa.

O referido revestimento, acrescenta a jovem investigadora, «pode ser aplicado a uma grande variedade de dispositivos médicos transitório invasivos para prevenir a adesão de bactérias e subsequente infeção dos pacientes, propondo, portanto, uma alternativa eficiente na redução de infeções causadas pela utilização destes dispositivos». Este projeto é especialmente relevante já que Portugal tem uma população cada vez mais envelhecida, onde as infeções hospitalares matam sete vezes mais do que os acidentes de viação.

Para Bruna Costa, que está a desenvolver o seu trabalho nos grupos  do i3S «Bioengineered Surfaces», com as investigadoras Fabíola Costa e Cristina Martins, e «Bioengineering & Synthetic Microbiology», com Rita Mota e Paula Tamagnini, este prémio «representa um importante reconhecimento da investigação e do trabalho que se tem desenvolvido neste último ano, assim como da potencialidade da sua translação para o mercado”. Por outro lado, “constitui um fator de motivação para continuar nesta linha de investigação e contribui para a evolução e projeção deste projeto”,  remata.

O projeto AntiBioCoat surgiu de uma colaboração entre dois grupos do i3S – «Bioengineered Surfaces» e «Bioengineering & Synthetic Microbiology» -, tendo sido inicialmente apoiado pelo Programa RESOLVE 2016. Desde então, “o projeto tem estado focado no desenvolvimento do revestimento para a aplicação em cateteres urinários, responsáveis por 35% de todas as infeções hospitalares”, sublinha Fabíola Costa, investigadora do grupo «Bioengineered Surfaces» e a orientadora do trabalho agora premiado.