Carolina Cassoni

Carolina Cassoni frequenta o 1º ano de Mestrado em Ecologia, Ambiente e Território da FCUP.

Carolina Cassoni, estudante do 1.º ano do Mestrado em Ecologia, Ambiente e Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi escolhida, entre centenas de candidatos, para representar Portugal na XIII Edição do Programa de Jovens Líderes Ibero-americanos (PJLI) a ter lugar entre 14 e 28 de junho, entre Madrid, Bruxelas, La Rioja e Ávila.

Organizado anualmente pela Fundação Carolina, Grupo Santander e Fundação Rafael del Pino, este evento pretende estreitar laços e promover a cooperação entre destacados Jovens Líderes dos países iberoamericanos. Os participantes são selecionados entre candidatos com um percurso académico de excelência e provenientes de centenas de universidades públicas e privadas do espaço iberoamericano.

Na sua “primeira experiência internacional”, que espera não ser a última porque acredita que o programa pode “proporcionar muitas outras oportunidades”, Carolina espera “poder absorver das próprias fontes conhecimento sobre questões culturais, sociais e económicas de Espanha e sobre questões políticas no seio da União Europeia”.

Durante as duas semanas do evento, a estudante de 23 anos vai ter a oportunidade de participar numa “série de encontros, debates, conferências com personalidades de alto nível da política espanhola e europeia e visitas às principais instituições públicas e privadas de Espanha e União Europeia”. Carolina destaca ainda  importância da “vertente humana”, de partilha e variedade de experiências devido às diferenças culturais e de identidade dos jovens participantes, considerando tudo isto “extraordinariamente relevante e enriquecedor”.

Na U.Porto desde 2009, Carolina Cassoni concluiu a licenciatura em Biologia da FCUP em 2013, ano em que entrou no Mestrado em Ecologia, Ambiente e Território. Com dois estágios no currículo (no CIIMAR e no CIBIO), tem mantido uma forte ligação à atividade associativa, primeiro como vogal nos departamentos Científico, Cultural e de Voluntariado da Associação de Estudantes da FCUP (AEFCUP) e, desde 2013, como tesoureira daquele organismo. Já em 2014/2015 passou a integrar o Conselho de Representantes e o Conselho Pedagógico da FCUP e fez parte do Júri do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto.

Este é o terceiro ano consecutivo que um estudante da U.Porto é escolhido pelo comité do Programa de Jovens Líderes Ibero-Americanos. Em 2014, esse papel foi atribuído a Ivo Reis, antigo estudante da FCUP. Em 2013, o escolhido foi Ary Ferreira da Cunha, antigo estudante e atual investigador investigador da Faculdade de Direito da U,Porto (FDUP).