Pedro Castro, o novo Embaixador EU Careers para Portugal.

Pedro Castro, estudante do mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da U.Porto, é o novo Embaixador European Union Careers para Portugal, com a missão de promover e divulgar as oportunidades de emprego nas instituições da União Europeia junto dos estudantes universitários portugueses.

Durante o atual ano letivo, é a Pedro Castro que caberá a responsabilidade de dar a conhecer aos estudantes portugueses as diversas oportunidades de carreira que existem nos organismos e agências comunitárias espalhados por toda a Europa e mesmo por todo o mundo.

Uma oportunidade que, nas suas próprias palavras, é simultaneamente um privilégio e um desafio: “Trabalhar num contexto internacional com pessoas de toda a Europa é um privilégio diário, mas também um desafio porque cada pessoa que ingressa nestas carreiras tem uma quota de responsabilidade de contribuir para o projeto Europeu e a sua afirmação no mundo actual”.

O novo Embaixador EU Careers tem já traçado um plano para fazer chegar estas oportunidades aos estudantes portugueses. Para Pedro Castro, é necessário “criar mais proximidade, criar momentos de contacto com os alunos, através apresentações e sessões de esclarecimento junto das várias Instituições de Ensino Superior e, localmente, em feiras de emprego e empreendedorismo por esse país fora”.

Proximidade parece ser a palavra chave do mandato de Pedro Castro, que pretende também “apostar numa forte comunicação via redes sociais e meios de comunicação social para fazer chegar esta informação ao maior número de pessoas possível”. Como o estudante da FEUP faz questão de realçar, estas carreiras estão ao alcance de qualquer cidadão europeu, mesmo aqueles que não possuem formação superior, constituindo uma oportunidade para “construir uma carreira profissional melhorando a vida de mais de 500 milhões de cidadãos europeus”.

Para conquistar um dos 120 postos de Embaixadores EU Careers deste ano, Pedro Castro foi submetido ao mesmo tipo de processo de seleção que são sujeitos os candidatos a carreiras na União Europeia. “Após convite da Equipa Reitoral da U.Porto, fui indicado ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors,  sendo depois sujeito a um processo de seleção liderado pelo European Personnel Selection Office, o departamento responsável pelo recrutamento de pessoal para os órgãos da União Europeia”, explica. E mesmo após ser selecionado, Pedro Castro teve ainda de concluir com sucesso uma formação específica em Bruxelas sobre as funções e responsabilidades de ser Embaixador EU Careers”.

Apesar dos seus 24 anos de idade, esta não é, no entanto, a primeira vez que Pedro Castro assume funções de responsabilidade junto da comunidade estudantil da U.Porto. Durante o último ano letivo, assumiu a presidência da Associação de Estudantes da FEUP, ainda hoje é representante dos estudantes no Conselho de Ação Social da Universidade do Porto, membro da direção da Federação Académica do Porto e foi recentemente eleito vice-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário.

Os interessados podem contatar com o Embaixador EU Careers para Portugal através da sua página oficial de Facebook ou do email [email protected].