Ana Lopes é licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP, estando atualmente a frequentar o mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo na FADEUP. (Foto: DR)

Ana Margarida Lopes, estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), venceu este sábado a prova feminina do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Corta-Mato, que decorreu nas Açoteias, em Albufeira.

A estudante da U.Porto, que partiu para a competição na qualidade de vice-campeã nacional, concluiu a prova em 15m14, conquistando o lugar mais alto do pódio, à frente de Rute Simões, do Politécnico do Porto, e de Beatriz Rodrigues, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Um feito que, ainda assim, foi insuficiente para garantir o título coletivo para a U.Porto, que acabou por ficar em segundo lugar, atrás da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

A nível coletivo, a U.Porto sagrou-se vice-campeã nacional universitária.

A frequentar o 2º Ciclo em Treino de Alto Rendimento Desportivo na FADEUP, e já com uma licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.porto (FCNAUP) no currículo, Ana Lopes  é uma “habitué” nas grandes provas de atletismo nacional, tendo já  vencido várias medalhas e títulos universitários com as cores da U.Porto, que representa desde 2013. Entre eles incluem-se as medalhas de ouro individuais no CNU de Atletismo Estrada 2017, no CNU de Atletismo em Pista Coberta 2017 (em 3000m), ou os títulos coletivos no CNU de Corta-Mato (20132014, 2017), no CNU de Atletismo Estrada 2016, e no CNU de Atletismo em Pista Coberta (2013, 2017)

O último fim-de-semana ficou ainda marcado pela participação na U.Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários de Tiro com Arco Indoor e BTT.

Na prova de CNU Tiro com Arco Indoor, que se disputou em Lisboa, Júlia Côrte-Real esteve em destaque ao garantir o 2.º lugar do pódio na prova de Compound misto. Já em Recurvo feminino, Luísa Serrano, perdeu na disputa do 3.º e 4.º lugar frente a uma atleta da Universidade Nova de Lisboa.

Júlia Côrte-Real (terceira da esq. para a dir.) venceu a medlaha de prata no CNU de Tiro com Arco Indoor. (Foto: CDUP-UP)

Guilherme Pinheiro foi o estudante que representou a U.Porto no CNU de BTT XCM em Barcelos, não conseguindo ir além do 20º lugar.

Esta semana, a U.Porto volta a entrar a em competição no CNU de Ténis de Mesa pares, a 1 de março, em Lisboa, com uma delegação de 10 estudantes-atletas, e no CNU de Vela, que se realizada a 3 e 4 de março, em Aveiro.