Aos 23 anos, Bernardo Sousa Pinto é estudante de doutoramento e professor da FMUP, e investigador do CINTESIS. (Foto: FR)

O médico Bernardo Sousa Pinto, estudante de doutoramento e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), é o vencedor da edição deste ano do Prémio Daniel Serrão, galardão atribuído pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos ao aluno que terminou o Mestrado Integrado de Medicina no ano letivo de 2015/2016 com a melhor média final nas três escolas médicas do Norte do País (FMUP, ICBAS e Universidade do Minho).

Instituída em 2002 e com um valor pecuniário de 1250 euros, a distinção foi entregue este domingo, durante as comemorações do Dia do Médico, promovidas pela SRNOM. Em entrevista à NorteMédico, Bernardo Sousa Pinto mostrou-se honrado por “receber um prémio com o nome de um vulto tão importante na história recente da medicina portuguesa”.

“O Professor Daniel Serrão foi uma figura incontornável tanto na área da anatomia patológica como da bioética”, frisa o médico, estudante e investigador,

Nascido no Porto há 23 anos, Bernardo Sousa Pinto entrou no Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)  2010, com média de 18,8 valores e uma ideia fixa em mente: fazer investigação relacionada com a saúde. Um registo de excelência que manteve durante todo curso – concluído em 2015/2016 com a média de 18 valores – e que, já este ano, lhe valeu o Prémio Maxdata Excelência em Medicina.

A frequentar o primeiro ano do Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS), desenvolvido pela FMUP, com o apoio do CINTESIS, Bernardo é hoje um dos mais promissores investigadores em saúde daquela que é a segunda maior Unidade de Investigação sediada na U.Porto. Além disso, dá aulas de Imunologia, de Bioestatística e de Introdução à Investigação no Departamento em Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP.