Horácio Tomé Marques (o segundo a contar da esq., de pé) com o resto da equipa premiada (Foto: KTH Royal Institute of Technology / MTF Music Tech Fest)

Horácio Tomé Marques, investigador e estudante do Doutoramento em Media Digitais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e artista multimédia, foi premiado no Music Tech Fest (MTF) Stockholm, um festival global de ideias de música que apresenta e reconhece performances de ponta, hackers de música, laboratórios de inovação e vitrines da indústria que conectam artistas, investigadores e empresas.

Foi a convite da própria fundadora do MTF, Michela Magas, que o estudante FEUP participou na edição 2018 do festival, coorganizada pelo KTH Innovation, um programa de inovação do ‘Royal Institute of Technology’ de Estocolomo (uma das das principais universidades técnicas e de Engenharia da Europa).

Intitulado ‘Brain Signatures of Chakras and Celestial Spheres’, o projeto premiado respondeu a um desafio proposto por Kelly Snook, cientista e inventora que já trabalhou na NASA, e foi realizado por Horácio Tomé em coautoria com vários investigadores de várias nacionalidades e áreas de competência*. Através da combinação de dados avançados do espaço provenientes da Agência Espacial Europeia e de matemática conseguiram provar relações cósmicas, aliando criatividade, inovação tecnológica, proficiência analítica de dados científicos e colaboração internacional.

Os responsáveis do próprio KTH Royal Institute of Technology justificaram a sua escolha pela equipa do estudante FEUP uma vez que “baseada nas máximas ciência e arte da KTH, a equipa se destacou entre a multidão. Com origens e competências tão diversas como ciência, técnica, produção musical, neurociências, desenvolvimento de software, design gráfico, biologia molecular, desenvolvimento de sistemas e código criativo, conseguiram chegar a um resultado extremamente interessante”.

Este é já o segundo reconhecimento conquistado por Horácio Tomé num festival de inovação de música. O prémio foi atribuído no passado mês de outubro, em Estocolmo durante a realização do evento MTF 24-HOUR Creative Labs.  Mais informações sobre a iniciativa disponíveis aqui.

 *Elementos da equipa:  Cvetana Ivanova, Bulgária; Francisco Marques-Teixeira, Portugal; Lubna Dajani, Inglaterra; Luis Anjos, Venezuela/Portugal; Horácio Tomé-Marques, Portugal; Johanna Tano, Suécia; Mike von Paul, USA; Panagiotis Apostolakis, Grécia/Suécia; Sonja Durajlija Žinić, Croácia.