(foto: D.R.)

João Geraldo é estudante do 1.º ano de Engenharia Industrial e Gestão (foto: D.R.)

João Geraldo, estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi o responsável pelo ponto decisivo para a conquista da medalha de ouro da seleção Portuguesa de ténis de mesa nos Jogos Europeus, que decorrem durante o mês de junho em Baku, capital do Azerbaijão.

Estudante do 1.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão (MIEIG), João Geraldo é parte integrante da seleção portuguesa constituída também por Tiago Apolónia e Marcos Freitas. O jogo decisivo foi disputado entre Portugal e França, tendo a equipa lusa levado a melhor por 3-1. Tiago Apolónia começou por vencer Adrien Mattenet, em pouco mais de 20 minutos, e Marcos Freitas venceu Simon Gauzi, ampliando a vantagem para 2-0. Já em pares, João Geraldo e Tiago Apolónia perderam na negra com Simon Gauzy e Emmanuel Lebesson e foi o estudante da FEUP que decidiu o destino da equipa. João Geraldo bateu Adrien Mattenet por 3-0 e conquistou seguiu a medalha de ouro para Portugal.

“Não pensava em nada disto há um ano. Nem achava possível estar já nestas lutas, num torneio como este. Afirmei-me e mostrei que estou a este nível e que posso ganhar títulos”, revelou João Geraldo ao site do Comité Olímpico de Portugal.

João Geraldo divide a sua vida entre o curso de Engenharia Industrial e o Ténis de Mesa, que pratica profissionalmente no TSV Bad Konigshofen, na Alemanha, e já conquistou a possibilidade de competir nas Universíadas de Verão, na Coreia do Sul, a decorrer de 3 a 14 de julho . Nestas mesmas olimpíadas vão ainda estar presentes mais dois estudantes da FEUP: Jorge Daniel Costa, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão, também na modalidade de Ténis de Mesa, e Manuel Eduardo Magalhães Borges, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, na modalidade de Andebol.