Miguel de Oliveira Tavares Gärtner, FEPMiguel de Oliveira Tavares Gärtner, estudante do Doutoramento em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), vai ser distinguido com o primeiro prémio de investigação do Coller Institute of Venture (CIV), no valor de 10 mil dólares, pelo artigo “Should Public Venture Capitalists Invest, Co-Invest or Not Invest in Start-Up Firms?”, escrito em coautoria com os docentes da FEP Paulo Pereira e Elísio Brandão.

O Coller Institute of Venture (CIV), sedeado na Universidade de Tel-Aviv, é um centro de investigação de referência na área do capital de risco, fundado pela Coller Capital, um dos maiores investidores mundiais nesta classe de ativos.

Além do primeiro prémio, a atribuir ao estudante da FEP, vão ser também concedidas duas menções honrosas, no valor de mil dólares cada, a Song Ma, da Yale School of Management, pelo artigo “The Life Cycle of Corporate Venture Capital”, e a Anita Quas, da EMLYON Business School, pelo artigo “When Can Government Venture Capital Funds Bridge the Equity Gap?”.

“Este prémio é um dos melhores reconhecimentos que poderia imaginar pelo trabalho que desenvolvi no decurso da minha tese de Doutoramento, conjuntamente com o Professor Paulo Pereira e o Professor Elísio Brandão, enquanto orientador e coorientador, respetivamente”, salienta Miguel de Oliveira Tavares Gärtner.

No artigo de Miguel de Oliveira Tavares Gärtner é desenvolvido um modelo teórico baseado em opções reais, através do qual é determinado o timing ótimo do investimento numa dada Start-Up, de forma comparativa, entre um investidor privado de capital de risco e um investidor público de capital de risco, sendo também analisado o caso em que os investidores privados e públicos de capital de risco investem simultaneamente na Start-Up. Esta análise comparativa permite identificar de que forma o timing ótimo de investimento nas Start-Ups pode ser antecipado e, assim, salientar de que modo o investimento neste tipo de empresas pode ser potenciado.

“Do ponto de vista académico, trata-se de um pequeno contributo que demonstra como formulações matemáticas relativamente complexas – neste caso, baseadas em opções reais – podem gerar orientações práticas para as políticas públicas de promoção do empreendedorismo e do investimento de capital de risco. Importa, contudo, realçar que a implementação concreta destas mesmas orientações depende de um conjunto mais vasto de fatores do que aqueles que são abordados no trabalho de investigação e passíveis de uma formalização matemática simples. Acredito que este trabalho poderá ser inspirador para a conceção de melhores políticas públicas de promoção do empreendedorismo, conduzindo a novas questões e novas descobertas sobre o tema”, afirma o estudante.

Os vencedores da edição de 2016 dos Coller Institute of Venture Research Awards foram recentemente anunciados no website da instituição, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para o próximo dia 16 de setembro, na ESMT – European School of Management and Technology, em Berlim.

Estes prémios de investigação têm por objetivo encorajar a investigação académica na área do capital de risco e constituir uma plataforma internacional de discussão e disseminação dos trabalhos apresentados.