Estudante da FCUP participa em Escola de Verão da Google

Diogo Cordeiro, estudante do primeiro ano da Licenciatura em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi selecionado para integrar o programa Google Summer of Code, uma iniciativa financiada pela Google e que, todos os anos, desafia estudantes de todo o mundo a desenvolver um software open source, num formato de Escola de Verão.

O estudante da FCUP apresentou um projeto no contexto do GNU social, um software usado em redes sociais federadas, que incentivou a organização GNU Project a participar pela primeira vez no programa Google Summer of Code, que se realiza anualmente desde 2005.

Diogo Cordeiro está prestes a concluir o 1.º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores da FCUP. (Foto: DR)

Numa rede social federada, os dados do utilizador permanecem no servidor do utilizador em vez de estarem num servidor centralizado. Para possibilitar a comunicação entre os diferentes tipos de software no contexto da rede social federada, foram criadas normas, uma das quais o recente protocolo ActivityPub.

projeto que Diogo Cordeiro propôs consiste no desenvolvimento de um plugin para a plataforma GNU Social com a implementação desse protocolo, o ActivityPub, que apresenta novas especificações não contempladas no OStatus, a norma atualmente utilizada na plataforma. Interessada nestes benefícios, a GNU social manifestou interesse na implementação desta proposta do estudante.

Inserido entre os 1264 estudantes admitidos — entre mais de 5.000 candidaturas de mais de 100 países — a participar na edição deste ano do programa, Diogo Cordeiro estará nos próximos três meses a trabalhar na sua proposta, com acompanhamento dos seus mentores e o financiamento de uma bolsa da Google.