Licenciada e mestre em Geologia pela FCUP, Ana Cláudia Santos frequenta atualmente o 2.ª ano do doutoramento em Geociências. (Foto: DR)

A estudante do doutoramento em Geociências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Ana Cláudia Santos venceu o “WOCA 2019 Student Poster Presentation Award”, atribuído no âmbito da Conferência World of Coal Ash , que decorreu em St Louis (EUA), entre os dias 13 e 17 de maio de 2019.

O póster premiado engloba os resultados obtidos no âmbito do projeto CHARPHITE, que pretende encontrar substitutos para o uso do grafite, um recurso natural de grande importância económica.

O principal objetivo deste projeto é precisamente demonstrar a viabilidade técnica para utilizar o resíduo carbonoso sólido (char), derivado de cinzas resultantes da combustão de carvão, como substituto do grafite em produtos das energias verdes. Atualmente, os concentrados de carvão obtidos estão a ser testados como substitutos de material à base de grafite em reações eletrostáticas para aplicações energéticas.

Nos EUA, a doutoranda da FCUP – que é também licenciada e mestre em Geologia pela mesma faculdade – apresentou os resultados do projeto desenvolvido em conjunto com Alexandra Guedes, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, Bruno Valentim, investigador do DGAOT e coordenador do CHARPHITE, Karen Moreira, bolseira de investigação, e Renato Guimarães, também ele estudante de doutoramento da FCUP, em Ciências do Ambiente.

Para além da FCUP, instituição coordenadora do projeto, fazem parte deste consórcio o Laboratório Associado para a Química Verde REQUIMTE e a empresa PEGOP – Energia Elétrica, SA, a representar Portugal, e entidades de quatro países: África do Sul (Universidade de Joanesburgo), Argentina (Universidade de Buenos Aires), Polónia (Central Mining institute e Carbograf) e Roménia (Universidade Politécnica de Bucareste e Universidade Constantin Brancusi).

O projeto teve início em 2016 e termina em setembro deste ano.