Centro de Documentação - Trindade | Prémio Secil Universidades 2013

Rita Plácido Carneiro apresentou a concurso um projeto para o Centro de Documentação – Trindade (Porto). (Foto: DR)

Rita Plácido Carneiro, estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), está entre os vencedores do Prémio Secil Universidades Arquitectura 2013, galardão de referência que distingue anualmente os novos talentos da Arquitetura portuguesa.

A estudante da FAUP, que concluiu o Mestrado Integrado em Arquitetura em 2013/2014, foi distinguida pelo projeto para o Centro de Documentação – Trindade (Porto), orientado por Nuno Brandão Costa. Sobre este projeto, o Júri refere em acta que “a implantação do edifício sublinha a relação com a carga urbana envolvente e reformula o perfil da rua destacando algumas preexistências. O volume proposto intersecta uma plataforma que completa o desenho da praça da Trindade e intensifica as ligações com as ruas envolventes”. O Júri destaca ainda a relação “com o espaço verde desenhado no interior do quarteirão (…) proposta com grande eficácia disciplinar no controle das escalas interior e exterior”.

Rita Carneiro | Prémio Secil Universidades Arquitectura 2013

Rita Carneiro concluiu o Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP em 2013/2014.

Para a edição 2013, o Júri do Prémio Secil Universidades Arquitectura foi presidido por João Luís Ferreira e constituído por Carlos Prata (FAUP), João Carlos Lopes dos Santos (Secretaria de Estado da Cultura), Francisco Teixeira Bastos (Instituto Superior Técnico), João Belo Rodeia (Universidade Autónoma de Lisboa), Pedro Mendes (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), Susana Tavares dos Santos (Universidade da Beira Interior), Teresa Novais (Universidade Lusíada do Porto), Joana Vilhena (Secil) e Ana Rita Santos (Ordem dos Arquitectos).

Entre os 52 trabalhos apreciados, o Júri distinguiu seis, um dos quais com uma menção especial. Para além de Rita Oliveira, foram ainda distinguidos estudantes da Universidade Autónoma de Lisboa, do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Sobre o Prémio Secil Universidades Arquitectura

Atribuído pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Arquitetos, o Prémio Secil Universidades – Concurso Arquitetura é uma iniciativa que distingue anualmente os melhores projetos realizados no âmbito da disciplina de Projeto ou Arquitetura de Mestrados Integrados em Arquitetura de 21 Escolas de Arquitetura Portuguesas . Procura-se deste modo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos dessas escolas.

Mais informações aqui.