Raquel Lima em Helsínquia, Outubro - Finlandia Hall, de Alvar Aalto.

Raquel Lima frequentou a Escola de Arquitetura da Universidade de Oulu entre setembro e dezembro de 2015, ao abrigo do Programa Erasmus +. (Foto: DR)

Uma equipa internacional de estudantes, da qual fez parte Raquel Lima, do 5.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIArq) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), conquistou o 1º prémio do concurso ‘Oulu Market Square Idea Competition‘, com uma proposta realizada no âmbito da disciplina ‘Urban Space Design’ da Escola de Arquitetura da Universidade  de Oulu (Finlândia), que Raquel frequentou ao abrigo do programa Erasmus+.

O concurso, lançado pelo Município e pela Escola de Arquitetura da Universidade de Oulu, desafiou os participantes a apresentar um plano urbano para a área central da cidade de Oulu (Competition Area), assim como um novo desenho para a zona da antiga Praça do Mercado (Focus Area), e teve como principais objetivos melhorar e desenvolver o centro daquela cidade finlandesa, nomeadamente através do aumento da densidade populacional e do reposicionamento de Oulu como “Capital” da zona Norte da Escandinávia.

raquel_lima_faup_finlandia_projetopeq

Projeto da equipa de Raquel Lima incluiu um novo desenho para a zona da antiga da Praça do Mercado em Oulu. (Foto: DR)

Para isso, o projeto desenvolvido pela equipa constituída por Raquel Lima, Siiri Murtola (Finlândia) e Benjamin Darbot (França) baseou-se em várias estratégias: reforçar a importância da marginal, maximizando a relação com o mar e acrescentando-lhe funções, maioritariamente habitação; activar a Praça do Mercado, centralizando-a na lógica da malha urbana e adicionando-lhe novas funções; melhorar a circulação, privilegiando as vias pedestres e ciclovias; densificar a estrutura urbana, acrescentando novos edifícios nos quarteirões existentes.

O projeto vencedor privilegiou ainda a associação a um plano ecológico que passou pela proposta de diminuição da circulação de automóveis, novas soluções de estacionamento, o investimento em painéis solares e nos jardins verticais, entre outras soluções. Para a Praça do Mercado foi redesenhado um jogo de plataformas, criando diversos espaços que permitem abrigar novas funções e atividades.

Raquel Lima frequentou a Escola de Arquitetura da Universidade de Oulu entre setembro e dezembro de 2015, período suficiente para viver uma “experiência gratificante em todos os sentidos” e na qual não foi necessário muito tempo para se “sentir em casa”.

Da experiência na escola finlandesa, Raquel recorda ainda a importância de “confrontar um método de ensino diferente”, de conhecer “as diferentes tendências e preocupações de acordo com as necessidades e influências deste país nórdico” e da troca de experiências com professores e estudantes oriundos de diferentes países”.