“Espaço Cultural. Centro de conhecimento” foi o projeto apresentado a concurso por Sofia Santos

Sofia Santos, estudante de mestrado na Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), é uma das vencedoras da edição de 2011 do “Prémio Secil Universidades“.

A estudante da FAUP viu assim reconhecido, de entre outros 72 trabalhos a concurso, o seu projeto “Espaço Cultural. Centro de Conhecimento”, elaborado sob a orientação de João Pedro Serôdio.

“Equipamento cultural que encontra a sua lógica formal na função do edifício e na paisagem em que se inscreve, refletindo-se no tema do percurso, quer na distribuição espacial que ocorre no interior, quer no modo como este acontece no exterior”, refere a ata de atribuição do prémio, referindo também outros dos méritos do projeto, como a utilização dos “planos de cobertura para vencer a diferença de cotas”, num edifício “implantado numa topografia complexa”, permitindo que o seu atravessamento tenha uma utilização lúdica e contemplativa do rio Douro.

O júri destacou as soluções encontradas para a integração numa topografia complexa

Destacando a qualidade geral das propostas e o mérito dos trabalhos apresentados, o júri distinguiu ainda, com um diploma, outro estudante da FAUP, Adalberto Araújo da Silva Gonçalves Dias.

Sobre o Prémio Secil Universidades.

O Prémio Secil Universidades – Concurso Arquitetura 2011 distingue projetos realizados no âmbito da disciplina de Projeto ou Arquitetura de Mestrados Integrados em Arquitetura de 21 Escolas de Arquitetura Portuguesas no ano letivo de 2010/2011. O Prémio tem como objetivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitetura Portuguesas.