Proposta de Ricardo Medina e Martin Markl prevê a construção de um edifício enterrado nos promontórios de Sagres e do Cabo de S. Vicente. (Foto DR)

Ricardo Medina, estudante do Mestrado Integrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi reconhecido, em conjunto com Martin Markl da Universität Innsbruck (Áustria), com uma menção honrosa no Concurso Internacional de Ideias Site Landmark para a criação de um novo centro para visitantes  nos promontórios de Sagres e do Cabo de S. Vicente.

A proposta de Ricardo Medina e Martin Markl prevê a construção de um novo edifício enterrado nos promontórios de Sagres e do Cabo de S. Vicente, de forma a preservar ao máximo a paisagem natural do local. A proposta define uma estratégia de intervenção que permite uma interligação visual desde o Farol de Sagres até ao Forte de Santo António de Belixe, propondo uma nova perspectiva destes aos visitantes.

O novo edifício organiza-se como um grande miradouro sobre a paisagem, com a criação de espaços que respondem aos requisitos do programa preliminar: um miradouro, um espaço de informações e reuniões e arranjos exteriores.

O Júri do Concurso foi constituído por David O’Shea (ODOS architects, Irlanda), Javier Castellano + Tomás García Píriz (CUAC Arquitectura, Espanha) e Luis Aldrete (Luis Aldrete Estudio de Arquitectura, Mexico).

O primeiro prémio foi atribuído à proposta dos espanhóis Pablo Ucendo e Joseba Gordo. Ao todo, o Júri do Concurso atribuiu três prémios e sete Menções Honrosas.

Mais informações em www.arkxsite.com.