“Não podia ter tido um melhor início de ciclo olímpico”, referiu Filipa Martins no final da competição. (Foto: COP)

A ginasta portuguesa Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), alcançou um brilhante oitavo lugar na prova de ‘all-around’ do Campeonato Europeu de ginástica artística, que decorreu na cidade de Cluj Napoca, na Roménia.

A atleta portuense, que tinha conseguido a qualificação para a final como 10.ª melhor classificada, amealhou um total de 52,832 pontos, destacando-se entre as 24 ginastas em competição. A prova foi ganha pela britânica Elissa Downie, de 17 anos, que totalizou 55,765 pontos.

A atleta portuense (na foto, à direita) subiu ao pódio com as restantes melhores classificadas. (Foto: DR)

Apesar de ter ficado a um lugar da sua melhor classificação de sempre na competição (sétima eem 2016), Filipa Martins não podia estar mais satisfeita com o resultado obtido. «Foi um sonho tornado realidade. Foi uma competição lindíssima com ótimo ambiente. Puxamos todas umas pelas outras. Não podia ter tido um melhor início de ciclo olímpico, estou muito contente com o resultado», disse a ginasta olímpica no final da competição.

Com uma ascensão meteórica na modalidade, Filipa Martins junta assim mais um capítulo de ouro num currículo que regista alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística e uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul). Resultados que lhe valeram a liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 2015 e a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP). Já em 2016, obteve hoje a melhor participação de sempre de uma ginasta portuguesa na prova de ginástica artística dos Jogos Olímpicos, ao ser 37.ª no ‘all-around do Rio 2016.